Com o fim da temporada, novos nomes surgem para encorpar o já fortíssimo elenco do Flamengo. Um jogador ganha cada vez mais força nesses rumores é o meia uruguaio David Terans.
Além disso, uma pergunta veio à tona: meia de 28 anos poderia ser uma opção no lugar de Arrascaeta ou Everton Ribeiro?
Leia mais: 5 motivos para valorizar o trabalho de Dorival Júnior no Flamengo
Terans é mais atacante do que Everton Ribeiro e Arrascaeta
Apesar de atuar numa zona próxima de Everton Ribeiro e Arrascaeta, Terans possui comportamentos diferentes com e sem bola. Enquanto os dois craques do Flamengo participam da construção das longes numa região mais distantes do gol, por outro lado o uruguaio por muitas vezes é um segundo atacante.
Isso se reflete nas métricas de finalizações do jogador do Athletico-PR em relação a dupla rubro-negra. Terans possui média superior de finalizações, bem como teve uma temporada mais artilheira. Isso tem muito a ver com seu posicionamento mais avançado.
Como também é explicado o fato do jogador ter sido o cobrador de pênaltis principal da equipe paranaense. Com ótimo aproveitamento nas cobranças, fez gols importantes ao longo da temporada.
Além das finalizações mais próximas do gol, Terans se destacou bastante nos chutes de fora da área. E nesse quesito, o uruguaio possui um volume bem superior a Everton Ribeiro e Arrascaeta. Contudo, o camisa 14 da Gávea marcou mais gols desta forma.
Algo que chama muito atenção em Terans é a facilidade de se orientar para o chute. Assim como também é interessante notar que o jogador tem a finalização condicionada à perna esquerda. Ou seja, sua orientação visa chutar sempre com a canhota.
David Terans é menos meia que Everton Ribeiro e Arrascaeta
Como resultado de participar mais ativamente das ações no último terço, o Terans indica uma menor capacidade associativa em relação a Everton Ribeiro e Arrascaeta. De modo que apresenta métricas menos em relação a passes e assistências na temporada.
O atleta menos “pifador“, ou seja, realiza menos passes em janelas para os atacantes. Normalmente seus passes-chave ou assistências ocorrem em transições ou em ataques rápidos. Bem como usa bastante os cruzamentos e bolas longas.
Assim, Terans se aproxima mais de um ponta de lança do que de um camisa 10 clássico. Gerando mais profundidade e servindo os atacantes já próximo ao gol, em associações rápidas e verticais.
Sem bola, uruguaio deixa a desejar em relação aos meias do Flamengo
Por fim, tratando do desempenho defensivo, Terans tem números abaixo de Everton Ribeiro e Arrascaeta. O jogador tem métricas defensivas abaixo da dupla em todos os quesitos na temporada. Algo que em parte pode ser explicado pelo modelo mais conservador de marcação do Athletico-PR.
Ainda assim, é possível ver valor em alguns de seus indicadores sem bola. Em especial, a capacidade de recuperar profundidade, após a bola já ter passado pela sua área de marcação. Uma deficiência do Flamengo na temporada.
Terans seria um substituto a altura de Everton Ribeiro e Arrascaeta?
Após analisar algumas métricas do jogador, aliando a interpretação de suas ações em campo, é possível dizer que Terans se assemelha mais a Arrascaeta na forma de jogar. Não possui a mesma capacidade de organizar o meio-campo, mas é bastante agressivo com bola.
Portanto, faria mais sentido vê-lo ocupando a posição mais avançada do losango de Dorival Jr. De modo a apresentar funções diferentes de Arrascaeta, assim como novas possibilidades ofensivas para a equipe. Pelo grande ano que fez, uma boa aposta!
Siga Douglas Fortunato no Twitter.