A CPI de Manipulação de Jogos no Senado aprovou nesta quarta-feira (24) um requerimento para convidar o árbitro Raphael Claus. Ele está escalado para apitar o clássico entre Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo.
O pedido de convite foi de autoria do próprio presidente da CPI, senador Jorge Kajuru. Ele propôs que Claus seja ouvido na condição de testemunha em uma sessão secreta “a respeito da aplicação do sistema de VAR no futebol brasileiro, particularmente nos Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023, e de eventuais influências em resultados das partidas”.
➕ Senador usa falha de Andreas para duvidar de Textor em CPI
Kajuru quer que Claus esclareça dúvidas apresentadas pelo presidente do Botafogo, John Textor, ouvido pela CPI na segunda-feira, sobre o fato de Claus ter sido escalado em 11 das 38 partidas do Campeonato Brasileiro em dupla com Daiane Muniz como árbitra de vídeo.
“Provavelmente em razão da qualificação e do prestígio internacional de ambos, no Campeonato Brasileiro de 2023 os dois Juízes foram escalados como dupla em onze partidas das trinta e oito rodadas da competição. A título comparativo, outras duplas de juízes foram escaladas em, no máximo, três partidas, o que caracteriza uma evidente distorção na escala de árbitros. Nada obstante a competência de ambos, é flagrante que essa enorme quantidade de atuações conjuntas da dupla causa estranheza e cria exposição desnecessária dos dois. Afinal, é notório que o risco de erro é proporcional ao número de atuações”, justifica Kajuru.
O requerimento da CPI cita alguns “lances polêmicos em algumas destas partidas” e cita como primeiro exemplo justamente uma decisão de Klaus a favor do Flamengo contra o Botafogo.
“No dia 3 de setembro de 2023, o Flamengo derrotou o Botafogo, então líder da competição, por 2 a 1, sendo que o segundo gol da equipe vencedora, marcado por Bruno Henrique, foi bastante contestado. De acordo com os áudios do VAR divulgados posteriormente pela CBF, consta que a Juíza Daiane Caroline Muniz dos Santos concordou com marcação do Juiz de campo, Raphael Claus. Por isso, não ocorreu conferência das imagens de televisão”, diz o requerimento de Kajuru.
Daiane Muniz dos Santos não está escalada com Claus para o jogo entre Flamengo x Botafogo no próximo domingo. O VAR da partida ficará a cargo de Rodolpho Toski Marques.
Em nota, o Botafogo pediu que Claus fosse afastado desta e de outras partidas do clube pelo menos até o fim da CPI. A CBF ainda não respondeu o pedido.
Como foi apenas convidado, e não convocado, Claus não tem obrigação de comparecer à CPI. Daiane Muniz também teve o convite aprovado pela CPI.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã