O futebol brasileiro foi pego de surpresa na tarde deste sábado (15). Isto é porque em decisão de última hora, o STJD determinou que a partida entre Goiás e Corinthians, marcada para às 19h (horário de Brasília), em Goiânia, está suspensa. Sendo assim, os paulistas irão descansar no fim de semana para a final da Copa do Brasil diante do Flamengo.
De acordo com o GE, o que levou o STJD a tomar esta atitude foi referente a presença da torcida visitante na Serrinha. Na última sexta-feira, o Esmeraldino acatou a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, que seguiu uma recomendação do Ministério Público do estado. Em resumo, a ordem era para que o jogo tivesse torcida única. O motivo é o histórico de violência entre as torcidas envolvidas na partida.
Leia também: Marcelo Moreno! Ex-técnico do Flamengo diz causa de seu insucesso no clube
Por outro lado, Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, acredita que para o equilíbrio da competição, o jogo não poderia acontecer desta maneira. Ou seja, confronto suspenso.
“É da responsabilidade deste STJD, zelar em última ratio, pela ordem desportiva e pelo equilíbrio das competições, de forma que, a única medida proporcional e adequada para tanto, diante da moldura que se revela, é a determinação da suspensão da realização da partida”, diz trecho da nota assinada pela autoridade esportiva.
Em caso igual, STJD tratou Flamengo de forma diferente
No fim de 2019, quando o Flamengo já era campeão antecipado do Brasileiro, o clube apenas cumpria tabela na liga nacional. Mas, no dia 30 de novembro, foi ao Allianz Parque para enfrentar o Palmeiras. No entanto, por um pedido do Ministério Público de São Paulo, a CBF impediu a presença de rubro-negros no local.
Logo em seguida, o Fla entrou com um pedido de liminar no STJD contra essa decisão. Mas, não obteve êxito. Pelo curto período de tempo para organizar a logística, o então presidente presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo César Salomão Filho, fez o seguinte esclarecimento:
”No próximo jogo a ser realizado entre os clubes aqui envolvidos, em competição realizada pela CBF em que o mando de campo seja do C. R. do Flamengo (RJ), não será franqueada à S.E Palmeiras (SP) a possibilidade de aquisição de ingressos para seus torcedores, de modo que a partida se realizará igualmente com torcida única, sem a participação dos torcedores palmeirenses na qualidade de visitantes”.