Após os 16 jogos da primeira fase, a Copa do Mundo já apresenta estatísticas que a tornam única. Nesse sentido, com a rodada inicial terminada e as estreias das 32 participantes, esse Mundial coleciona o recorde de jogos terminados em 0 a 0. Assim, são quatro, nunca desde 1930, uma rodada havia tido tantos jogos com a ausência de gols.
Por outro lado, igualmente relacionado à falta de bolas na rede: dos 41 gols marcados, nenhum foi feito de fora da área. O uruguaio Valverde e os brasileiros Alex Sandro e Casemiro tentaram quebrar essa escrita no último dia da primeira rodada geral, mas pararam na trave.
Leia mais: Filipe Luís analisa vitória do Brasil na Copa do Mundo
Segundo dados da Opta, a edição de 2022 é até o momento a Copa com menor porcentagem de finalizações de fora da área (34%), com índice pior que o de 2018, na Rússia, que foi de 42,5%, recorde anterior, os números foram compilados de 1966 até hoje.
Outra estatística relevante é que antes da Copa no Qatar, o registro mais baixo de gols de fora da área era do Mundial do Brasil, em 2014, com 19 gols de fora da área e 152 de dentro da área, ou seja, uma porcentagem de 11,1%. Agora no Qatar, são 41 gols de dentro da área e nenhum de fora, mas como o torneio ainda está em andamento, os números podem mudar.
Mundial com recorde de 0x0
Além do acúmulo de jogos sem gols nesta primeira rodada, outro fator colaborou para uma marca histórica: nunca na história das Copas do Mundo tantas equipes passaram em branco nos seus primeiros jogos da competição. Desse modo, foram 14, além de quatro empates sem gols, outras seis equipes perderam sem balançar as redes: Qatar, Senegal, Costa Rica, Canadá, Camarões e Sérvia.
Em 1998, a FIFA ampliou o número de participantes de cada edição para 32. A partir disso, o máximo de empate sem gols em uma rodada inicial havia sido dois. Assim, nessas últimas Copas, juntas, só um jogo da primeira rodada (Irã x Nigéria, em 2014) terminou empatado em 0 a 0.
Isso deixou o torcedor desacostumado com a possibilidade de ligar a televisão para ver um bom jogo de Copa do Mundo e topar com um zero a zero. No Qatar, a lista de duelos que terminaram sem gols já tem Dinamarca x Tunísia, México x Polônia, Marrocos x Croácia e Uruguai x Coreia do Sul.
Portanto, o recorde anterior para uma rodada pertencia à primeira da Copa de 1982, quando três partidas terminaram em 0 a 0. Exceto ela, nenhuma outra rodada teve mais do que dois jogos sem gol, metade do novo recorde.
Dessa maneira, o recorde para um Mundial inteiro é de sete placares de 0 a 0. Com uma rodada, a Copa do Qatar já passou da metade disso. No início dos Mundiais, os jogos sem gols eram ainda mais raros. Tanto que o primeiro 0 a 0 da história só foi registrado na sexta edição, em 1958, entre Brasil e Inglaterra, na fase de grupos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã