Atualmente, o Flamengo enfrenta uma fase difícil em campo, com cinco derrotas em seis partidas. Na Copa do Brasil não é diferente: na última quarta (22) o Mais Querido saiu do Mineirão com uma derrota. Mas ainda não acabou. A fim de tranquilizar o coração do torcedor rubro-negro e trazer uma luz de esperança, o MRN relembra viradas históricas que o Mengão já nos proporcionou nas oitavas de final Copa do Brasil.
O Flamengo é tricampeão (1990, 2006, 2013) do torneio e em quatro oitavas de final dessa competição conseguiu mudar o rumo do jogo bem como fazer com que a situação ficasse a seu favor. Isso aconteceu nas edições de 1993, 1997, 2013 e 2014.
Leia Mais: Jornalista vê Arrascaeta “apagado” e diz o que falta no time do Flamengo
Flamengo x Paysandu (1993)
Na época, quem estava no comando do Rubro-Negro era o técnico Jair Pereira. O elenco ainda contava com Júnior vestindo a camisa 5 e também o atacante Paulo Nunes. O jogo de ida (No Pará) terminou com a vitória de 3×2 do Paysandu, onde Junior Baiano e Gaúcho marcaram a favor do Mengão. Já no Maracanã, a história foi diferente. Nos primeiros 10 minutos o Flamengo já estava em vantagem com 2 gols marcados, e encerrou a partida com 1 gol no segundo tempo. Por isso o placar agregado foi de 5×3 pro Mais Querido.
Flamengo x Rio Branco-AC (1997)
No campeonato de 97 o Flamengo se via em uma situação parecida com o time de Biro-Biro. No jogo de ida que aconteceu no estádio José de Melo, no Acre, o jogo terminou com a vitória de 2×1 pro Rio Branco. De novo, o Flamengo se via com o adversário em vantagem por 1 gol e precisava dar o máximo para avançar às quartas de final. E o time reverteu e muito essa situação. Com Romário escalado, o Flamengo deu uma goleada de 5-1 no seu adversário, passando tranquilamente para a próxima etapa da Copa do Brasil.
Flamengo x Cruzeiro (2013)
Já 2013 foi o ano do título, e por pouco o Mais Querido não ficou pelas oitavas. Nesse jogo a diferença de gols também não foi grande. Dentro do Mineirão, a situação terminou 2×1 pro Cruzeiro, com um desses tentos marcado pelo nosso atual capitão , Everton Ribeiro. Entretanto, Carlos Eduardo conseguiu diminuir pro Flamengo aos 29 do segundo tempo. Em terras cariocas a disputa foi equilibrada, com Elias marcando apenas 1 pro Mengão mas sendo suficiente pra levar a equipe para as quartas de final.
Flamengo x Coritiba (2014)
Um anos depois, mais uma disputa de fazer os torcedores roerem as unhas. No jogo de ida, os times passaram o primeiro tempo no 0x0 mas da metade do segundo tempo em diante, os paranaenses fecharam o placar com 3×0 em casa, situação que fazia o Flamengo ter que correr muito atrás de um empate. Com o Maracanã lotado e Vanderlei Luxemburgo na direção do elenco, o time sofreu um pênalti nos acréscimos do primeiro tempo, e fechando a primeira etapa com 1×0. A partir da confiança reconquistada, o Mais Querido voltou do segundo tempo com raça, amor e muita paixão. Com outro pênalti logo nos primeiros minutos, o Rubro-Negro já sonhava com a virada. No decorrer da partida, Eduardo da Silva deixou a situação igualada nos agregados, marcando mais 1 pro Flamengo. A decisão foi para os pênaltis e o Mengão levou a melhor.
Do empate à vitória
Em situações não tão desesperadoras, o Flamengo já conseguiu botar o resultado a seu favor. Em 2009, contra o Fortaleza, o placar terminou 0x0 no Maracanã. Mas o Rubro-Negro se redimiu e marcou 3 gols na casa dos cearenses. As coisas terminaram parecidas nas oitavas de 2011 contra o Horizonte. Com um empate de 1×1 dentro de casa, o Mais Querido precisava correr atrás e mais uma vez fechou 3×0 na casa dos adversários. A última e não tão distante aconteceu em 2017, mais uma vez o empate prevaleceu no Rio de Janeiro, mas o Paolo Guerrero e Matheus Sávio afastaram a derrota. Por fim, o jogo terminou com Flamengo 2×0 em cima do Atlético Goianiense.
Próximo jogo na Copa do Brasil
No momento, o Atlético-MG está com 2×1 e a próxima missão do Flamengo na Copa do Brasil é encarar esse adversário em casa no jogo de volta. Os times irão se enfrentar no dia 13 de Julho às 21h30 no Maracanã.