Após a tempestade vem a calmaria? O Flamengo pela primeira vez em dois meses tem somente três desfalques por lesão para uma partida. Alvo de críticas da opinião pública, o Departamento Médico rubro-negro conta apenas com o goleiro Santos, o zagueiros Fabrício Bruno e o meia Matheus França. Ou seja, um número bem abaixo se comparado aos de alguns meses atrás.
Em cinco oportunidades, por exemplo, Paulo Sousa não pode contar com até oito lesionados. Na ocasião, as partidas foram contra Universidad Católica e Talleres, pela Libertadores, e Athletico, Palmeiras e São Paulo, pelo Brasileirão. Desde o começo de abril, aliás, o Mais Querido teve uma média de seis contundidos por jogo.
Leia mais: Vojvoda projeta evolução para enfrentar o Flamengo no Maracanã
Assim, o goleiro Santos segue fora por uma lesão nos quadríceps da coxa esquerda. Já Fabrício Bruno se recupera de uma operação oriunda de uma lesão ligamentar muito rara no pé esquerdo. Por fim, o jovem Matheus França sofreu uma fratura na fíbula da perna direita, na região do tornozelo e ainda está na recuperação.
Com poucos desfalques, Paulo Sousa deve aproveitar o que tem de melhor para alcançar cinco vitórias seguidas nos últimos jogos. Além disso, atualmente com 12 pontos, o Flamengo pode chegar aos 15 e igualar a pontuação do líder Palmeiras. Entretanto, o técnico português ainda não pode contar com outros três jogadores. Gabigol e Rodinei estão fora por suspensão, assim como Arrascaeta que vai perder pelo menos três partidas no Flamengo por conta da convocação para o Uruguai.
Flamengo defende retrospecto positivo contra o Fortaleza
No histórico do confronto, o Mais Querido leva vantagem com mais vitórias como mandante e visitante. Assim, o time comandado por Paulo Sousa tem o objetivo de manter o retrospecto positivo no duelo para a manter a boa fase no Campeonato Brasileiro.
As equipes se enfrentaram 18 vezes na história, com 10 triunfos do Rubro-Negro. Além disso, foram três empates e cinco vitórias do Fortaleza. Os jogos aconteceram 13 vezes no Brasileirão e cinco na Copa do Brasil.