Nesta terça-feira (23), o Consulado Geral da Espanha, localizado em São Paulo, foi o palco de um ato em apoio a Vini Jr, vítima de racismo no final de semana. No protesto, realizado na frente do consulado, movimentos populares e partidos políticos de esquerda formaram maioria para prestar solidariedade ao jogador. Apesar do ato pacífico, a Polícia Militar tentou intervir.
No local, manifestantes penduraram faixas de protesto, além de bandeiras dos movimentos que participaram do ato. Na concentração, os seguranças da embaixada solicitaram a remoção das faixas da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) e do Partido Verde (PV). Dessa forma, a PM interviu na situação e retirou as bandeiras.
Leia mais: Federação fecha setor de estádio do Valencia após caso de racismo contra Vini Jr
De acordo com o presidente do Unegro, o ato ganhou maior proporção ao decorrer do dia, e novas pessoas chegaram ao local para participar. Em seguida, manifestantes recolocaram as faixas na entrada do Consulado da Espanha. Em entrevista ao site Ponte Jornalismo, o presidente da Unegro afirmou que houve momentos de tensão quando as faixas foram recolocadas.
Durante o protesto, os manifestantes acenderam sinalizadores e gritaram contra a La Liga, chamando a entidade espanhola de racista. Os presentes no ato em defesa de Vini Jr. também ecoaram fortemente a frase “fogo nos racistas”. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 200 pessoas estiveram no local.
Valencia foi multado após caso de racismo contra Vini Jr
Após o caso de Vinicius Júnior ganhar notoriedade mundial, a federação espanhola tomou providências. Nesta terça-feira (23), a RFEF multou o Valencia em 45 mil euros (R$ 240 mil) após o ocorrido no domingo (21), quando Vini Jr foi fortemente atacado por criminosos no Estádio de Mestalla. Na ocasião, torcedores do Valencia chamaram o brasileiro de “mono”, ou macaco, em espanhol.
Além disso, a federação espanhola anulou o cartão vermelho aplicado a Vini Jr durante o duelo. No jogo, o VAR da partida não mostrou a agressão sofrida pelo jogador ainda em campo, e optou por apresentar ao árbitro apenas a reação de Vinícius. Portanto, com o cartão vermelho retirado, a RFEF anulou as consequências disciplinares, e Vini Jr está apto a jogar novamente nesta quarta-feira (24) contra o Rayo Vallecano.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã