Rodolfo Landim pode ter seu mandato expandido em um ano. Isso porque os conselheiros aliados à situação estudam emenda que busca alterar os mandatos do Flamengo de três para quatro anos. Ou seja, caso isso entre em vigor, o atual presidente pode ganhar um ano a mais comandando o Mais Querido e em vez de deixar a presidência em 2024, deixaria no final de 2025. Vale lembrar que Landim já está em seu segundo triênio e não pode ser reeleito.
A informação é do jornal O Globo, que traz ainda o nome do conselheiro que entrou com o pedido na secretaria: José Carlos Peruano. No entanto, a sugestão inicial era de que Landim fosse reeleito pela terceira vez, o que não ganhou força. Até porque o clube enfrentaria problemas no Profut. Por isso, o Conselho Deliberativo (CoDe) do Flamengo estuda a alternativa da expansão do mandato.
Leia Mais: Conselho mantém punição e torna rival de Landim inelegível
Apesar da tentativa, a informação é de que Landim ainda não sabe se toparia continuar no Flamengo por mais um ano. Portanto, a medida é inteiramente do Conselho. Caso haja aprovação, inclusive, não é certo que a medida valeria para o atual presidente. Isso porque Landim foi reeleito para um mandato de três anos e é possível que apenas na próxima eleição a chapa seja eleita por quatro anos.
Rodolfo Landim tem oposição inelegível no Flamengo
Os sucessores de Landim na situação já são conhecidos. Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e Rodrigo Dunshee, devem tentar continuar com o trabalho feito por Landim. O primeiro é presidente do Conselho de Administração, enquanto o segundo é vice-presidente geral e jurídico do clube. Principal opositor nas últimas eleições, Marco Aurélio Assef tem punição que o torna inelegível.
Marco Aurélio foi julgado pelo Conselho por provocar Antônio Alcides, presidente do Conselho Deliberativo e aliado de Rodolfo Landim. Ao Mundo Rubro Negro, a defesa do conselheiro afirmou que a origem da punição é política. Vale lembrar que atrás de Landim, Marco Aurélio foi o segundo mais votado da última eleição no Flamengo.
Rodolfo Landim se manifesta sobre possibilidade
Ao Lance, Landim respondeu dizendo que se trata de uma ideia superficial e que ainda não aconteceu nenhum tipo de pedido oficial.
“De fato, alguns conselheiros já conversaram superficialmente comigo sobre essa ideia, mas desconheço se tomaram alguma iniciativa no sentido de propor a mudança à comissão de estatuto do Conselho Deliberativo”, diz.
O presidente do Flamengo ainda comenta o interesse na medida: “Isto teria que ser conversado e amadurecido com os grupos de apoio”.