O Flamengo entra em quadra nesta sexta-feira (11) para iniciar a luta pelo bicampeonato da Liga das Américas. Pela terceira vez no Final Four em três anos, o Mais Querido terá um duro desafio logo de cara e lutará com todas as forças para chegar à grande final mais uma vez.
A estreia do Mais Querido será contra o Bauru às 18h45min. Caso vença, o Fla jogará a final de sábado (12) contra o vencedor de Mogi das Cruzes x Guaros de Lara, anfitrião das finais. Se perder, assim como ano passado, o rubro-negro disputa o terceiro lugar.
Conheça os adversários do Orgulho da Nação na luta pelo bicampeonato:
Bauru
O primeiro adversário do Flamengo no Final Four é o velho conhecido Bauru. Rival na NBB e vice do Mais Querido na edição passada do torneio, o time paulista venceu o rubro-negro na primeira rodada da competição desse ano por 77 a 73 no Panela de Pressão e foi completamente dominado no Tijuca Tênis Clube, quando perdeu por 85 a 69. Hoje a equipe está em segundo na Liga e disputa a liderança ponto a ponto com o Fla.
Na Liga das Américas, o Bauru se classificou em primeiro no Grupo B com três vitórias em três jogos. Na Segunda Fase, os paulistas venceram o Malvín na estreia e acabaram perdendo a partida contra o Mogi das Cruzes, o que fez o jogo contra o Quimsa decisivo. Com um resultado positivo de 73 a 63, a equipe conseguiu a classificação e chega para tentar voltar a jogar forte.
Mogi das Cruzes
O segundo brasileiro da competição é o Mogi das Cruzes. Entre os quatro times, os paulistas são os menos cotados a levar o título, mas não se engane. Na quarta colocação no NBB, o Mogi disputa ponto a ponto o terceiro lugar com o Paulistano e deu trabalho ao Flamengo no Tijuca Tênis Clube no duelo nesse campeonato. O jogo foi decidido nos segundos finais e o Mais Querido levou a vitória por 79 a 77.
Líder do Grupo A, a primeira fase do Mogi das Cruzes foi perfeita, com três vitórias em três jogos. Na segunda, a equipe perdeu logo de cara para o Quimsa, mas as vitórias sobre Bauru e Malvín e o saldo de +7 garantiram, nos critérios de desempate, a classificação na liderança.
(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Guaros de Lara
O Guaros de Lara já é um adversário conhecido do Flamengo. A equipe passou em primeiro lugar no Grupo D, que tinha Brasília, Capitalinos (CUB) e Capitanes de Arecibo (PUR), com duas vitórias e uma derrota. Na Segunda Fase, os venezuelanos encararam o Mais Querido na última rodada em casa e conseguiram vencer por 92 a 87, resultado que garantiu a classificação para o Final Four.
Durante o duelo, o Flamengo sofreu bastante principalmente por entrar na partida achando que não iria perder pelos 24 pontos que o eliminariam. Com isso, o time jogou mal e viu o Guaros aumentar cada vez mais sua vantagem, conseguindo inclusive tirar momentaneamente o Mais Querido do Final Four. Graças à reação no último quarto, o rubro-negro conseguiu se classificar também.
A atenção do Flamengo deve ser redobrada caso as equipes venham a se enfrentar na final ou na disputa pelo terceiro lugar. Além de ter o fator casa a seu favor, o Guaros mantém um time forte principalmente por ser a base da seleção venezuelana, pelos estrangeiros habilidosos no elenco e pelo treinador inteligente que comanda o adversário.