Nesta quarta-feira (8), Real Madrid e Al Ahly se enfrentaram pela semifinal do Mundial de Clubes 2022. O Real venceu a partida por 4 a 1 e está classificado para grande final. Portanto, o Al Ahly será o adversário do Flamengo pela terceira colocação no torneio. Assim, conheça mais sobre o maior clube do Egito, que alega ter mais de 50 milhões de torcedores.
A princípio, o Al Ahly sequer participaria desta edição do Mundial de Clubes. Contudo, o atual campeão da Liga dos Campeões da África é o Wydad Casablanca, do Marrocos, que preencheu a vaga de clube do país sede. Assim, o Al Ahly recebeu o direito de participar do torneio por ser o atual finalista da Liga dos Campeões da África.
Leia também: FIFA muda local da decisão do terceiro lugar e torcedores do Flamengo reclamam
Maior clube da África, o Al Ahly é o time com mais títulos em todo o continente africano, são 140 títulos em 115 anos de história. Além disso, o clube é o segundo maior vencedor de torneios internacionais do planeta, atrás apenas do Real Madrid (24 a 26 troféus). Entre as principais conquistas estão: 42 Campeonatos do Egito, 37 Copas do Egito e 10 Liga dos Campeões da África.
Aliás, as 10 conquistas de Liga dos Campeões da África transformam o Al Ahly em presença constante no Mundial de Clubes. A edição de 2022 é a oitava vez que o clube disputa o torneio internacional. Entretanto, o clube nunca teve grande destaque na competição. A melhor campanha dos egípcios foi em 2021, quando terminou em terceiro lugar ao vencer o Palmeiras nos pênaltis.
Elenco do Flamengo vale 5 vezes mais que o elenco do Al Ahly
Apesar de considerado o “Rei da África”, o Al Ahly não possui um elenco valioso ou recheado de estrelas. Segundo o Transfermarkt, o time tem um plantel avaliado em apenas 30 milhões de euros. Mas isso não significa que o clube contrata jogadores de pouca qualidade. O Al Ahly monta seus elencos com muitos jogadores egípcios e a maioria não é conhecida ao redor do mundo. Os principais jogadores do time são: os meio-campistas Afsha e Dieng, o atacante Percy Tau e o goleiro Mohamed El Shenawy.
Por outro lado, o elenco que o Flamengo levou para a disputa do Mundial de Clubes é o mais valioso da história do futebol brasileiro. De acordo com o portal, o elenco do Flamengo está avaliado em 162,4 milhões de euros (R$ 896,4 milhões).
Os elencos de Flamengo e Al Ahly se encontrarão no próximo sábado (11), às 12h30, no estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos. A partida definirá quem fica com a terceira colocação desta edição de Mundial.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã