O duelo decisivo de Flamengo x Olimpia, válido pelas quartas de final da Libertadores, terá um árbitro experiente. Trata-se de Jesús Valenzuela, árbitro venezuelano, que está do quadro FIFA desde 2013.
A partida ocorre no estádio Mané Garrincha, em Brasília, com a presença de torcedores. O Flamengo venceu o jogo de ida por 4 a 1. O duelo acontece amanhã, quarta-feira, às 19h15.
Ao seu lado, estarão seus conterrâneos Tulio Moreno e Lubin Torrealba. Na sala de vídeo (VAR), o colombiano John Ospina lidera a equipe.
Leia também: Com golaço aos 43, Flamengo vence o Vasco e sagra-se Campeão Brasileiro Sub-17!
Destaques do árbitro de Flamengo x Olimpia
O árbitro Jesús Valenzuela chega na decisão calejado. Apitou quinze jogos na atual temporada, sendo seis deles válidos pela Libertadores. A última partida dele na competição continental foi entre River Plate e Atlético-MG, na qual os brasileiros venceram, no Monumental de Nuñez, por 1 a 0.
Uma polêmica cercou essa partida. Nos últimos minutos, Nacho Fernandez foi expulso após revisão do VAR – liderado por John Ospina. Apesar de não ter a intenção de machucar o adversário, Nacho levantou as travas da chuteira na panturrilha do atleta argentino.
No entanto, o Atlético-MG recorreu com um pedido formal à Conmebol em busca da anulação do cartão vermelho. Em seguida, a organização negou o pedido.
Sua média de cartões na atual competição é alta. São 33 amarelos aplicados em seis jogos, uma média de 5,5 cartões por jogo. Além disso, foram três expulsões, sendo uma delas direto – a do Nacho.
Como o Flamengo deve se portar?
Com a presença de quase 18 mil torcedores, o Flamengo terá a Nação Rubro-Negra apoiando e, é claro, impondo o ritmo da partida. Dessa forma, mesmo com a vantagem de 4 a 1 no agregado, o confronto Flamengo x Olimpia deve ser de domínio inicial do Mais Querido.
O árbitro da partida precisa manter sua convicção nas decisões em campo para conduzir a decisão sem problemas. A pressão vinda das arquibancadas será forte, mas o currículo de Jesús nos leva a crer que terá capacidade suficiente para ser respeitado nos gramados.
Vale ressaltar que Gabigol, Filipe Luis e Arrascaeta estão pendurados. Caso o Flamengo passe de fase e algum deles leve cartão, o jogador amarelado estará fora da primeira partida da semifinal da Libertadores.
Se o Flamengo passar e eles não tomarem amarelo, os cartões serão zerados para o restante da competição.