No dia 29 de outubro, Flamengo e Athletico-PR irão se enfrentar pela grande final da Copa Libertadores da América 2022. É a terceira final do Mais Querido nos últimos quatro anos. Desde que a decisão passou a ser disputada em jogo único, o Mengão passou por Lima, Montevidéu, e agora jogará em Guayaquil, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Chamado de “El Monumental” pelos torcedores locais, o Estádio Isidro Romero Carbo é a casa do Barcelona de Guayaquil, um dos times mais populares do Equador. Inaugurado em 1987 em amistoso contra o seu xará espanhol, o estádio do Barcelona tem capacidade para 57 mil torcedores, e impressiona pelo seu tamanho.
Leia mais: Saiba quantos ingressos a torcida do Flamengo terá direito na final da Libertadores
Atrás dos gols a arquibancada possui dois andares, e será lá que as torcidas de Flamengo e Athletico ficarão localizadas. Enquanto a Nação fica do lado direito dos camarotes, enquanto os torcedores do clube paranaense ficarão do lado esquerdo.
Apesar da boa estrutura do estádio, o gramado é uma das preocupações para a final entre Flamengo e Athletico-PR. Faltando pouco mais de um mês para a final da Libertadores, o estado do campo não é bom, com diversas áreas com buracos e falhas, bastante castigado.
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo já sediou eventos importantes
Sede da final da Libertadores, o Monumental de Guayaquil já recebeu jogos importantes na sua história. O local foi o palco da final da Copa América de 1993, por exemplo, que foi vencida pela Argentina. “El Monumental” também recebeu de outra final de Libertadores, a de 1998, vencida pelo Vasco.
O Mundial sub-17 de 1995 também teve a final no palco de Flamengo x Athletico. Mas na ocasião, o Brasil perdeu para Gana e saiu com o vice.
Onde fica o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo
O estádio Monumental Isidro Romero Carbo fica em Guayaquil, que é a maior e mais populosa cidade do Equador. Mas a apenas quatro metros acima do nível do mar, a cidade não tem a temida altitude, típica de outros locais no Equador, como Quito.
Inclusive, este é o motivo da Seleção do Equador não mandar seus jogos no estádio do Barcelona. A confederação de futebol do país prefere jogar em Quito, que fica mais de 2.850 metros acima do nivel do mar, para ter vantagem sobre seus adversários.