O comentarista Felippe Facincani, muito polêmico com o Flamengo, deu adeus aos companheiros da ESPN. Segundo o UOL, o jornalista foi demitido e não faz mais parte do quadro de profissionais do grupo Disney. Facincani não participava dos programas da emissora desde o início da semana e o canal respondeu ao portal citado confirmando a demissão: “O jornalista Felippe Facincani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional”.
O jornalista entrou para a Fox Sports em 2017, mas o canal passou a integrar o grupo Disney, passando a se tornar apenas ESPN. Com a junção, alguns funcionários foram demitidos, mas Facincani foi um dos comentaristas da antiga Fox mantidos pela ESPN.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Polêmicas de Facincani envolvendo o Flamengo
A torcida do Flamengo nunca morreu de amores pelo jornalista. Pelo contrário, algumas declarações ou até mesmo reações de Facincani o afastaram do público rubro-negro. Uma delas, por exemplo, aconteceu no ano passado, em discussão com Sormani. Enquanto Fábio Sormani defendia que o título da Libertadores do Palmeiras, em 2020, foi mais por incompetência flamenguista que mérito paulista. O comentário tirou Facincani do sério. Relembre o diálogo:
“Se o Flamengo tivesse tido seus dirigentes com o mesmo comportamento que teve na temporada passada, o Flamengo teria feito, nesta temporada, o que fez na temporada passada, ou seja, ganhava de novo o campeonato com 16, 17, 20 pontos em relação ao segundo colocado. Essa é a distância do Flamengo para os outros times aqui do Brasil. ‘Ah, mas o Palmeiras foi campeão da Libertadores’. Verdade. Parabéns ao Palmeiras, mas acho que foi muito mais uma perda do Flamengo do que uma conquista do Palmeiras”, disse Sormani.
“Ah, não. Me desculpa… Desculpa. Pelo amor de Deus! Não preciso nem terminar de falar. Depois dessa, até me retiro”, disparou Facincani.
Facincani detona Dorival por ‘bajulação’ e solta o verbo contra Diego Ribas
Outro caso, mais recente, aconteceu envolvendo o técnico do Flamengo e o meia Diego. Inconformado com a escalação do camisa 10, o jornalista criticou muito o jogador e acusou Dorival de bajular atletas para manter o controle do elenco. Isso aconteceu no jogo de ida contra o Tolima, nas oitavas de final da Libertadores, quando o Mengão venceu por 1 a 0 com gol de Andreas Pereira.
“A partida do Diego Ribas foi ridícula e vergonhosa. Um jogador que é bajulado cada vez mais por técnico que vem querendo ganhar grupo no Flamengo. Ele se prejudica com um desempenho técnico inexistente dentro de campo. Uma escalação injustificável”, opinou Facincani.
Comentarista fala em ‘vergonha na cara’ contra Marcos Braz
Após fala de Marcos Braz sobre o VAR, citando ‘vergonha na cara’, Facincani mais uma vez se irrita com o Flamengo e diz: “Ele [Marcos Braz] fala em vergonha na cara, mas às vezes, quando olha a ficha passada, ele passou exatamente pela mesma situação e teve a mesma atitude que os outros que ele está cobrando. Então, eu acho que antes de vergonha na cara, eu teria vergonha de mim mesmo quando vou a público cobrar isso”, criticou Facincani.
Relembre a aspa de Marcos Braz: “Está começando a ficar chato esse negócio de situações extracampo, denúncias que querem interferir na decisão dos árbitros, que o VAR viu e voltou. O futebol brasileiro tem que começar a ter mais vergonha na cara. Todos nós. Dirigentes, jornalistas, todos que estão inseridos para a gente chegar e começar a ter uma postura diferente em relação a esses processos e protocolos que todos nós temos que cumprir“, exclamou Braz.
Comentarista prefere Renato Augusto a Arrascaeta: ‘Mais especial’
Outra polêmica que repercutiu e escancara má vontade com o Mais Querido foi a comparação descabida entre Arrascaeta, do Flamengo e Renato Augusto, do Corinthians. Facincani busca histórico de Renato para colocá-lo na frente. Além disso, chama o brasileiro de gênio e diz que é ‘mais especial’ que Arrascaeta.
“No talento natural, um contra um, os dois no auge, do que eu vi, o Renato Augusto é melhor. No momento atual, é claro que o Arrascaeta é melhor. É fisicamente mais novo. Em talento natural, do que vi jogar, o Renato é mais especial. É um gênio”, polemizou.