O Flamengo vai conhecer os seus três adversários na fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores da América 2022, nesta sexta-feira (24). O sorteio acontece às 12h, horário de Brasília. O comentarista Bernardo Ramos publicou um vídeo em seu canal de Youtube analisando os times dos potes, 2, 3, 4. O Flamengo está no grupo 1, com outros 7 cabeças de chave.
Segundo as regras da Conmebol, na fase de grupos, o Flamengo só pode enfrentar times brasileiros que vieram da fase de classificação, no caso o América Mineiro. A mesma regra vale para os outros países. Confira abaixo as análises de Bernardo Ramos, que é um profundo conhecedor do futebol sul-americano.
Leia Mais: Raio X da história do Flamengo na fase de grupos da Libertadores
MELHOR EVITAR
POTE 2
Libertad (PAR) – “Treinado pelo ótimo Daniel Garnero, campeão paraguaio pelo Olímpia. E tem grandes jogadores como Julio Enciso, uma jóia.”
Colo Colo (CHI) – “Vem de uma temporada tenebrosa, mas encaixou com o Gustavo Quinteiros. O time está jogando muito bem.”
POTE 3
Colon (ARG) – “Treinado pelo Julio Cesar Falcioni, que melhorou um time que já era bom. Tem jogadores ali que são muito bons.”
Tolima (COL) – “É ainda pior por causa da distância. Se não é o melhor, é um dos três melhores times da Colômbia no momento.”
POTE 4
Always Ready (BOL) – “É um time chato para caramba, muito rápido. E joga em El Alto, mais de 4150 metros de altitude.”
Indepiendente Petroleiro (BOL) – “Não é um time muito bom, mas fica em Sucre (2800 metros). Se puder evitar, é bom.”
Strongest (BOL) – “Não é apenas a altitude. Tem jogadores muito bons. O Vaca pelo lado direito é um terror. Na frente, o Prost e o Triverio. O time é muito bom na frente.”
Estudiantes de La Plata (ARG) – “Quero longe do Flamengo. Joga com três zagueiros e o grande jogador é o Fernando Zuqui.”
Olímpia (PAR) – “Não é a baba que o Flamengo do Renato goleou ano passado. O time melhorou. A dupla de ataque é boa, com Derlis Gonzalez e Jorge Recalde. Agora, o craque é o Alejandro Silva.”
TORCER PARA PEGAR
POTE 2
Cerro Portenho (PAR) – “Melhorou em relação àquela baba de 2021, mas eu não veria problemas de enfrentar.”
Universidade Católica (CHI) – “É um time tradicional, com título de Libertadores, mas está jogando um futebol horroroso.”
Velez Sarsfield (ARG) – “Apesar de ter mantido o mesmo técnico, Manuel Pellegrini, o time não está jogando nada. Velez se desfez de ótimos jogadores”
Indepiendente Del Vale (EQU) – “É o atual campeão nacional, mas nessa temporada está mal. Tem um elenco envelhecido.”
Emelec (EQU) – “Também não gosto desse time. Tem jogadores conhecidos, mas não é um bom time. E é um equatoriano sem altitude”
POTE 3
Sporting Cristal (PER) e Alianza Lima (PER) – “Se caírem no grupo, pode comemorar.”
Tachira (VEN) e Caracas (VEN) – “Não é um time muito bom, mas é de San Cristobal, com uma logística complicada. O Caracas é a mesma coisa. Fraco, mas ruim de chegar”
POTE 4
Talleres (ARG) – “É um time que tem dinheiro, mas que foi infeliz na montagem. Inclusive na comissão técnica. Ta com um interino.”
América-MG (BRA) – “Não vejo muito problema em enfrentar o América. O Flamengo é muito superior e a viagem é até BH.”
Qual seria o grupo da morte e o grupo baba?
Bernardo encerrou o vídeo dizendo quais seriam a pior e a melhor combinação de adversários para o Flamengo na fase de grupos. “O grupo da morte seria Libertad (Pote 2), Tolima (Pote 3) e Estudiantes (Pote 4). Já o grupo molezinha seria Cerro (Pote 2), Sporting Cristal (Pote 3) e America Mineiro (Pote 4).”