Após passar para o Final Four da Liga das Américas, o FlaBasquete retornou ao Brasil para enfrentar o Pinheiros nessa sexta (03) pelo NBB 8. Com os tropeços de Bauru, enquanto o Fla esteve na Venezuela, o Rubro-Negro precisava somente de uma vitória para se isolar na liderança da competição. O técnico José Neto mandou a quadra o seguinte time: Rafa Luz, Marquinhos, Olivinha, Jason Robinson e JP Batista. Já o técnico do Pinheiros, César Guidetti, mandou a quadra Holloway, Bennett, Lucas Dias, Renan e Mineiro.
A partida começou com uma bola de três de cada lado, mas a partir disso o rubro-negro se mostrou bem postado em quadra e fez uma corrida de 11 a 2, com grande participação do ala Marquinhos, abrindo 14 a 5 e forçando um tempo de César Guidetti. Após o tempo, a equipe paulista voltou melhor e com duas bolas de três aplicou uma corrida de 6 a 0 e trouxe a diferença para apenas três pontos, 14 a 11, só que parou por aí e só o Mengão pontuou até o fim do quarto. Contando com uma boa defesa e um com um ataque mais eficiente, a equipe carioca terminou o período vencendo por treze pontos, 24 a 11. Os destaques do quarto foram Jason Robinson (FLA) com 3 rebotes e Marquinhos (FLA) com 8 pontos.
Ronald Ramon, aos poucos, vai se entrosando com seus companheiros (Foto: Daniel Forley/ECP)O segundo quarto foi bem equilibrado, com as duas equipes trocando cestas e isso favoreceu o Orgulho da Nação, que chegou a abrir dezesseis pontos, 33 a 17, e essa vantagem continuou até que Guidetti parasse novamente a partida na metade do quarto, 37 a 21. Após o tempo, as duas equipes voltaram errando bastante até que Marcelinho, em sua especialidade, fez com que os comandados de José Neto abrissem a sua maior vantagem na partida, 40 a 21. Jogando em casa, o Pinheiros esboçou outra reação e imprimiu uma corrida de 8 a 0, cortando a diferença para onze pontos, 40 a 29, e forçando o primeiro tempo de José Neto. Após o tempo, o FlaBasquete voltou a ter treze pontos de frente e foi para o intervalo ganhando por 42 a 29 (18 a 18 no quarto).
Na volta do intervalo, o Flamengo viveu seu quarto de maior tensão em toda a partida. No início do terceiro quarto, o tetracampeão do NBB, até conseguiu manter a sua grande vantagem na partida abrindo até 47 a 31, mas viu a tradicional equipe paulista reagir, sob a batuta dos jovens Humberto e Lucas Dias, e com um 25 a 11, conseguiu cortar a vantagem para apenas um pontos, 57 a 56, forçando o tempo de José Neto. Após o tempo, o Mais Querido conseguiu abrir uma pequena vantagem no fim do quarto e foi para o quarto decisivo vencendo por apenas cinco pontos, 63 a 58 (Pinheiros 29 a 21 no período). Os destaques do quarto foram Humberto (PIN) com 6 pontos e 5 assistências, Lucas Dias (PIN) com 8 pontos e JP Batista (FLA) com 6 pontos.
No período final, o rubro-negro continuou errando bastante e viu a equipe paulista virar o placar para 65 a 63, em uma reação impressionante. Mas com uma corrida de 8 a 0, o Mengo retomou a dianteira do placar, 71 a 65, e forçou outro pedido de tempo de César Guidetti. Após o tempo, Humberto novamente colocou o Pinheiros a dois pontos no placar. Mesmo com Marcelinho Machado tentando frear a reação paulista, a diferença se manteve em dois pontos, 77 a 75. José Neto parou a partida mais uma vez faltando 50 segundos para acabar. Após o tempo, só o FlaBasquete pontuou e consolidou a 18ª vitória no Novo Basquete Brasil 8, Flamengo 81 x 75 Pinheiros. O Mais Querido é o líder isolado da competição.
O próximo compromisso do Orgulho da Nação é no dia 06/03, às 11h, contra o Caxias do Sul no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias (RS). A partida terá tempo-real do @MRN_CRF .
Destaques do Flamengo:
Pontos: Marquinhos com 17 pontos
Assistências: Jason Robinson e Marquinhos com 3 assistências cada
Rebotes: Rafael Mineiro com 7 rebotes