No dia 4 de outubro de 2006, exatamente há quinze anos, o Flamengo enfrentava o Fluminense no Maracanã e buscava quebrar um tabu que assombrava os flamenguistas na época. O Rubro-Negro não vencia o Flu desde fevereiro de 2004.
Já campeão da Copa do Brasil, o Fla buscava se estabilizar no meio da tabela e espantar de vez o fantasma do rebaixamento. Em situação semelhante, o Fluminense chegava animado para a partida por conta do longo tabu no clássico.
Logo no início, o Flu abriu o placar e angustiou os rubro-negros que já imaginavam a continuidade do tabu contra o rival. O gol foi marcado por Tuta, de cabeça aos 5 minutos da primeira etapa.
Se hoje o Flamengo vive um jejum de gols de falta, no dia Renato Abreu usou esse recurso com maestria para desequilibrar jogo. Dois minutos depois do Flu abrir o placar, Renato soltou uma bomba na cobrança de falta e colocou o Mais Querido no jogo novamente.
Veja mais: Jornalista não descarta retaliação da CBF ao Flamengo e chama Brasileirão de ‘porcaria’; entenda
No começo da segunda etapa, aos 6 minutos, Renato mostrou que além da força também tinha classe e chapou bonito na cobrança de falta para virar o jogo. O 2 a 1 já estava de bom tamanho, mas o Rubro-Negro partiu pra cima e quebrou o tabu com grande estilo.
Obina recebeu de Sávio aos 16 minutos e ampliou o placar para o Mais Querido no Maracanã. Para fechar, Juan fez uma linda jogada pela esquerda, deixou os marcadores para trás e serviu o artilheiro Obina, que só teve o trabalho de empurrar para estufar as redes. 4 a 1 e festa da Nação no Maraca!
Escalações dos dois times
FLUMINENSE: Diego; Henrique, Thiago Silva e Roger; Rogério (Neto), Marcão, Fernando (Juninho), Petkovic e Jean (Pedrinho); Beto e Tuta. Técnico: Paulo César Gusmão
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e Juan; Paulinho, Renato, Renato Augusto (Léo Medeiros) e Sávio; Luizão (Toró) e Obina (Vinícius). Técnico: Ney Franco.
Acompanhe Paulo Oliveira no Twitter