As notícias e expectativas ruins com o Flamengo para a decisão da Copa do Brasil contra o São Paulo parecem ter cessado um pouco após a informação de que Arrascaeta estará apto e deve ser titular na final. O uruguaio, que é peça fundamental no Rubro-Negro, traz consigo um talento que tanto melhora o aproveitamento do clube, quanto impulsiona sua capacidade criativa.
Isso pode ser exemplificado pelos últimos 15 jogos do Flamengo com e sem Arrascaeta. Olhando puramente os seus números individuais, é perceptível o que traz para o Mengão. Nesse sentido, antes de se lesionar aos 16 minutos do jogo contra o Internacional, no dia 26 de agosto, o uruguaio somou 12 participações diretas em gols durante o período. Ao todo foram cinco gols marcados e sete assistências anotadas.
Leia também: Arrascaeta pode igualar recorde de títulos na Copa do Brasil
Além disso, nesse mesmo recorte dos 15 jogos, o Flamengo venceu dez jogos, empatou quatro e perdeu apenas um (a eliminação para o Olimpia). Mesmo com o desempenho da equipe questionado, Arrasca vivia o seu melhor momento na temporada, depois de um início de ano com muitos problemas físicos. Por isso, sua ausência nas últimas cinco partidas do Mais Querido mostrou uma piora do que já estava ruim no time de Sampaoli.
Contando com o jogo diante do Internacional, no qual o camisa 14 saiu lesionado ainda nos minutos iniciais, o Flamengo venceu uma vez, empatou duas e perdeu outras duas. Como resultado, mais especificamente nos últimos três confrontos (vs. Athletico-PR, São Paulo e Goiás), o Rubro-Negro sequer criou grandes chances de gol, passando em branco na trinca e chegando à sua pior seca em sete anos. Nesse ínterim, a equipe marcou apenas dois gols.
Criação de grandes chances: no Flamengo, ninguém faz como Arrascaeta
Arrascaeta é um mago com a bola no pé e, desse modo, consegue encontrar e executar bem alguns passes que deixam seus companheiros em ótimas condições para marcar. É isso que se configura uma “grande chance criada”, algo que o Fla muito perde sem ele. Cérebro da equipe, cria uma grande chance a cada duas ou três criadas pela equipe. Portanto, sua presença no duelo entre o Flamengo e São Paulo pela Copa do Brasil é fundamental para as pretensões do Mengão.
Veja abaixo números ofensivos do Flamengo nos últimos 15 jogos com e sem Arrascaeta
MÉDIAS SEM ARRASCAETA*:
- 13,3 finalizações (5,2 no gol)
- 1,6 grandes chances criadas por jogo
- 1,46 gols marcados
MÉDIAS COM ARRASCAETA:
- 12,2 finalizações (4,8 no gol)
- 2,6 grandes chances criadas
- 9 grandes chances criadas por ele em 15 jogos (28 passes decisivo**)
- 1,73 gols marcados
*Sem ele, os números foram inflados especialmente pela goleada por 8 a 2 sobre o Maringá, na qual o Flamengo teve elevada média de gols, finalizações e chutes no alvo.
**Passes decisivos são aqueles que abrem o campo ou um passe que gera uma finalização que não seja, necessariamente, uma grande chance.
Aproveitamento do Mengão dispara com a presença do uruguaio
Assim como uma notável contribuição ofensiva, que faz o time produzir mais como um todo, o Flamengo com Arrascaeta tem um salto de aproveitamento. Nos 61 jogos da temporada (33 vitórias, 12 empates e 16 derrotas) o Rubro-Negro tem 60,65% de aproveitamento. Com o uruguaio, o clube fica acima da sua própria média.
Isso porque com Arrascaeta, seja titular ou reserva, o Mais Querido tem 66,66% de aproveitamento em 40 jogos (24 vitórias, oito empates e oito derrotas). Porém, esse número fica ainda maior recortando somente os jogos nos quais o camisa 14 começou jogando, indo para 67,64% em 34 partidas (21 vitórias, seis empates e sete derrotas).
Sem ele, contudo, o aproveitamento cai para 49,2% em 21 jogos (nove vitórias, quatro empates e oito derrotas). Dessa forma, todos os dados aqui mostrados explicam um pouco o motivo que a sua provável titularidade em Flamengo x São Paulo gera injeção de ânimo no torcedor flamenguista.
*Com a colaboração da cientista de dados Ananda Mendes, da Universidade Federal de Ouro Preto
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã