
Flamengo e Botafogo se encaram pelo Campeonato Carioca no estádio Nilton Santos, o Engenhão. O Rubro-Negro tem uma lembrança boa no estádio. Isso porque na primeira vez que as equipes se enfrentaram o Mengão venceu com gol de Adriano Imperador.
O ano era 2009. Flamengo e Botafogo se enfrentavam pela primeira vez no Nilton Santos, mas pelo Campeonato Brasileiro. À altura, o Rubro-Negro vivia grande fase sobre o rival, com nove jogos sem derrota e venceu com gol de Adriano Imperador. Com o resultado, o Mengão chegou aos 51 pontos e se aproximou do G-4. Além disso, empurrou o Botafogo para 18º na zona de rebaixamento.
Leia Mais: Hoje tem Mengão: saiba tudo sobre Botafogo x Flamengo
Vale lembrar que no Campeonato Brasileiro de 2009, o Flamengo ficou com o título, uma vez que assumiu a liderança na penúltima rodada. Em má fase, o Botafogo conseguiu escapar do rebaixamento e terminou em 15º, com 50 pontos. Em campo, entretanto, o jogo foi bem equilibrado, mas o Alvinegro conseguiu desperdiçar um pênalti, com Lucio Flavio. O goleiro Bruno defendeu.
Ainda no primeiro tempo, Adriano roubou a bola e partiu pro ataque. Ele ganhou na força, sua principal característica, e chutou sem chances para Jefferson: 1 a 0 que definiu a partida. Além disso, tirava o jejum de dois jogos sem marcar pelo Mais Querido.
Retrospecto de 2009 x Retrospecto atual: Flamengo tem invencibilidade sobre o Botafogo
Curiosamente, jogador em 2009, Lucio Flavio é o técnico interino do Botafogo que vai encarar o Flamengo nesta quarta-feira (23). Ademais, outra curiosidade fica por conta do retrospecto das equipes. Se em 2009 o Flamengo conseguiu ampliar a invencibilidade para 10 jogos, em 2022 a busca é pelo oitavo jogo sem derrota.
Isso porque o Flamengo não perde para o Botafogo há mais de três anos. A última vitória alvinegra, aliás, aconteceu em outubro de 2018, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram sete jogos, com seis vitórias do Rubro-Negro e apenas um empate. Destes, quatro foram no Nilton Santos. Assim sendo, o Mais Querido busca a quinta vitória consecutiva na casa do rival.