Restando menos de um mês para o início do mata-mata, a Copa Libertadores da América de 2022 está finalmente chegando à sua fase decisiva, e terá sua partida final disputada em Guaiaquil, no Equador, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, casa do Barcelona, conforme definido pelo conselho da CONMEBOL no ano passado.
Na semana passada, a autoridade máxima do futebol na América do Sul realizou o sorteio para a definição dos confrontos e chaveamento das oitavas-de-final da Copa Libertadores, e pudemos, então, conhecer o caminho do Flamengo até as finais do torneio continental.
Dono da terceira melhor campanha da fase de grupos do torneio, atrás apenas de Palmeiras e River Plate, o Rubro Negro permanece com um dos principais postulantes ao título nas casas de apostas, com odds de 2.50 para chegar à final e 3.75 para conquistar o título da Libertadores 2022, apesar de ter sido sorteado no lado mais complicado da chave.
No entanto, mesmo com a boa campanha na fase de grupos da Libertadores, o clube da Gávea (que já era apontado com um dos favoritos ao título mesmo antes do início da competição) vem atravessando um momento extremamente turbulento, com enorme cobrança da torcida por melhor desempenho e um futebol mais vistoso, e a eterna sombra de Jorge Jesus que paira sobre o técnico Paulo Sousa, mesmo após a contratação de Jesus pelo Fenerbahçe da Turquia.
O caminho até a “Glória Eterna”
Com o sorteio realizado pela CONMEBOL no dia 27 de maio, foram definidos os confrontos e o chaveamento do mata-mata da Libertadores 2022.
Embora o sorteio tenha sido favorável para o Flamengo no que diz respeito ao confronto das oitavas-de-final, já que conseguiu escapar de pedreiras como Corinthians, Athletico e Vélez Sarsfield, e enfrentará o Deportes Tolima da Colômbia, o chaveamento não foi dos melhores, e o Rubro Negro acabou no lado mais complicado da chave, com River Plate, Boca Juniors e Corinthians.
No confronto das oitavas, o Flamengo é o franco favorito, com odds de 2.00 para vitória no jogo de ida contra o Tolima, que será realizado no dia 28 de junho. Caso concretize o favoritismo e avance às quartas-de-final do torneio, o Flamengo enfrentará o vencedor do confronto entre Corinthians e Boca Juniors, com um possível embate contra o River Plate previsto para as semifinais da competição.
Como teve a terceira melhor campanha da fase de grupos, o Flamengo decide em casa os confrontos das oitavas e das quartas, e só perderia a vantagem do mando de campo numa possível semifinal contra o River.
Do outro lado da chave, Palmeiras e Atlético-MG despontam como os principais favoritos a chegarem à final, ambos com odds de 3.00.
Reforços no radar
Ainda que falte mais de um mês para a reabertura da janela de transferências, o Mengão já vem se movimentando para reforçar o elenco e dar mais opções para o contestado técnico Paulo Sousa.
De acordo com informações do jornal O Globo, o técnico português teria se reunido com Bruno Spindel na manhã da última terça-feira para traçar o perfil de contratações para o restante da temporada, e ficou definido que o clube irá focar os esforços em jogadores jovens que possam dar mais intensidade à equipe, algo que Sousa vem insistindo desde o início de seu trabalho.
Entre os alvos da diretoria, está Éverton Cebolinha, ex-Grêmio e atualmente no Benfica. Antigo desejo do Flamengo, o atacante voltou ao radar do clube, e, de acordo com o jornal português O Jogo, uma nova sondagem foi feita pelo jogador. Porém, o Benfica não estaria disposto a emprestar o atleta, mas considera uma venda por cerca de 20 milhões de euros. Apesar dos rumores, nenhuma proposta oficial foi apresentada pelo Flamengo.
Além de Éverton, outro jogador no radar da diretoria é Arturo Vidal. O chileno está de saída da Inter de Milão e já deixou claro seu desejo em atuar com a camisa rubro-negra. O volante, que tem contrato com a Internazionale até junho de 2023 e busca uma rescisão amigável, teria até recusado uma proposta do Al-Rayyan, do Catar, por entender que uma transferência para a Gávea seria o movimento ideal para sua carreira. No entanto, a diretoria do Flamengo já sinalizou que somente fará uma proposta oficial por Vidal caso o jogador consiga se desligar do clube italiano.