Em meio aos rumores nesse fim de ano, um novo nome surge como uma possibilidade para reforçar o Flamengo em 2023: Claudinho.
Nesse sentido, vamos entender melhor como o jogador vem atuando no futebol europeu e compará-lo com os dois principais meias do clube: Arrascaeta e Everton Ribeiro.
Leia mais: Como Vini Jr. e Paquetá podem ser essenciais contra a Coreia
Claudinho apresentou grande evolução sem bola na Rússia
Antes de mais nada é preciso entender como Claudinho atuou nos últimos tempos. O meia de 25 anos apresentou grande destaque pelo Bragantino jogando majoritariamente no corredor central, algo que não se tornou obrigatório pelo Zenit.
Pelo clube russo, o jogador foi escalado em muitos momentos pelo lado esquerdo do campo. De modo que sem bola teve mais responsabilidade para cobrir o corredor lateral. Sob nova exigência, o atleta apresentou grande evolução.
Além disso, Claudinho atingiu números superiores ao meias do Flamengo. Apesar de necessárias ressalvas com relação ao nível de competitividade das ligas, chama atenção os números superiores do jogador em praticamente todos os principais indicadores de desempenho.
Claudinho é um meia mais agudo, mas tem grande capacidade associativa com bola
Ofensivamente Claudinho apresenta algumas valências importantes com bola, as quais já possuía no Bragantino. O meia segue com boa capacidade de finalização, buscando com frequência chutar com a chapa do pé. Assim como também consegue finalizar com força e de longa distância.
Apesar de seguir sendo bastante vertical com bola, Claudinho desenvolveu ainda mais sua capacidade de conectar seus companheiros de clube. Através de passes curtos e médios, consegue progredir a fim de rapidamente chegar às linhas de passe, bem como evoluir nos cruzamentos.
Outro indicador de desempenho muito importante está em como conduz a bola, conseguindo mantê-la próxima do pé, o que acelera suas ações ofensivas. Dessa forma, se desvencilha rapidamente dos adversários e dá continuidade aos ataques.
Comparando os números de Claudinho desde de sua chegada ao Zenit com os dos meias rubro-negros, é possível identificar que o jogador tem maior participação nas zonas mais próximas do gol, bem como o jogo passa muito pelo seus pés. Assim, é mais agudo que Arrascaeta e Everton Ribeiro, porém sem a mesma influência associativa.
Claudinho é o substituto ideal de Everton Ribeiro ou Arrascaeta?
Por fim, após analisar dados e entender melhor como Claudinho atuou é possível dizer que o meia poderia ser um substituto mais próximo a Arrascaeta. Assim como Terans, Claudinho é um meia-atacante, que gosta muito de ser o atleta final das ações.
Todavia, diferentemente do meia uruguaio, o jogador tem maior poder associativo e pode também ser opção de apoios no centro do campo. Como resultado, conseguiria gerar mais linhas de passe curtas pelo centro do campo e alimentar o ataque rubro-negro.
Mesmo com sua evolução sem bola, Claudinho teria maiores dificuldades para exercer as funções defensivas de Everton Ribeiro. Logo, é mais intuitivo utilizá-lo mais avançado.
É importante mais uma vez salientar que existem diversos fatores que podem facilitar ou dificultar sua possível chegada. Mas já é possível identificar que sim, Claudinho pode ser um bom reforço para o Flamengo, ou seja, tem as qualidades necessárias para suprir as ausências dos atuais meias do clube.
Siga Douglas Fortunato no Twitter.