O Flamengo reencontrou o caminho da vitória na última quarta-feira (15) ao vencer o Cuiabá por 2 a 0, em jogo no Maracanã. No entanto, a Classificação Planejada projeta derrota para o Atlético-MG, fora de casa, no domingo (19). Mas na partida seguinte, a projeção é de vitória contra o América-MG.
Criado por Henrique Machado baseado no antigo sistema utilizado por Rica Perrone, a Classificação Planejada utiliza cálculos matemáticos para projetar os resultados dos jogos do Brasileirão, e jogo do Flamengo não fica de fora. Esses cálculos vão se alterando a medida que a competição vai avançando e os resultados vão acontecendo.
Em 12 rodadas, os cálculos não foram tão efetivos. De 12 resultados planejados, apenas quatro se concretizaram: o empate com o Ceará, no Castelão, a vitória sobre o Goiás, no Maracanã, a derrota para o Internacional, no Beira-Rio, e a vitória sobre o Cuiabá, no Maracanã. Mas um alarmante é notar que os dois últimos resultados se concretizaram.
O que é a Classificação Planejada?
A Classificação Planejada prevê resultado Brasileirão. Para isso, utilizam-se critérios matemáticos. A ideia é inspirada no que fazia Rica Perrone em seu site até 2019. Mas alguns critérios eram diferentes:
- Um time deveria ganhar todas as partidas em casa, exceto os clássicos;
- vencer dos “pequenos” fora;
- empatar com os “médios” como visitante;
- voltar para casa derrotado ao enfrentar os “grandes” longe de seus domínios;
- meta de 74 pontos para chegar ao título.
Há algumas alterações para esses critérios do Rica Perrone. A pontuação para garantir o título é uma delas . Para uma equipe ser campeã, necessita conquistar ao menos um ponto a mais que o vice-campeão. O MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006 e encontrou o valor de 68,9. Logo, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada, que calcula também o jogo do Flamengo.
Outra mudança feita foi a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”. Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe, baseado em quatro pilares.
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante
Próximo jogo do Flamengo
O jogo do Flamengo é contra o Atlético-MG pelo Brasileirão e acontece neste domingo (19), às 16h (Horário de Brasília), no Mineirão, e terá transmissão da TV Globo.