No Dia Nacional do Livro, separamos cinco leituras imprescindíveis para quem é torcedor do Flamengo
O hábito de leitura é algo fundamental para o desenvolvimento intelectual humano. Ler é uma das melhores maneiras de adquirir conhecimentos sobre os mais variados assuntos. E nessa quinta-feira, dia 29 de outubro, é celebrado um importante dia no nosso calendário: o Dia Nacional do Livro.
A data foi criada em 1810, como uma forma de celebrar a fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, que localizava-se no Rio de Janeiro, então capital do país. E, para ajudar você, nosso estimado leitor, a comemorar esse dia do modo certo, recomendamos cinco livros sobre o Mais Querido cuja leitura é primordial.
Veja também: 10 livros sobre a corrupção no futebol
Obviamente, separamos obras que falam de acontecimentos marcantes na história do clube. Tem livro para você entender como funcionava taticamente o rolo compressor comandado por Jorge Jesus em 2019. Ou se preferir recordar uma conquista menos recente, tem indicação referente ao hexacampeonato brasileiro de 2009. Opção é o que não falta!
Hexagerado – O título mais esperado dos últimos 17 anos
2009 foi, sem dúvidas, o ano do imponderável para os rubro-negros. Um campeonato brasileiro que vinha se desenrolando tragicamente até o início do segundo turno. Até o ex-jogador Andrade assumir o comando do time. Uma arrancada incrível que culminou com o título brasileiro conquistado depois de 17 fila.
Essa jornada épica é contada pelo irreverente escritor Arthur Muhlenberg, jogo a jogo. Cada partida é contada minuciosamente, para que o leitor tenha dimensão exata de como foi a caminhada até a glória do sexto troféu de campeão brasileiro. Compre aqui: amzn.to/3kM70io.
1981 – O ano rubro-negro
1981 é, indiscutivelmente, o ano mais glorioso da história do Flamengo. Ok, 2019 também foi incrível, um time como há muito não se via em território tupiniquim. No entanto, conquistar um título carioca, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em cima de um Liverpool recheado de estrelas, é um feito praticamente inalcançável.
Por conta disso, muitos livros foram escritos sobre esse marco na história do Fla. Um deles é “1981 – O ano rubro-negro”, escrito pelo jornalista Eduardo Monsanto. Afinal, ele serve tanto para quem acompanhou aquele time de perto, quanto pros mais jovens, que não tiveram a honra de assistir Zico e companhia desfilando nos gramados.
Através de uma pesquisa incessante, Monsanto conseguiu acesso a histórias marcantes, divertidas e engraçadas envolvendo os craques do esquadrão campeão de tudo. Muitas delas são inéditas, fazendo do livro uma rica fonte de informações preciosas sobre o melhor Flamengo da história. Compre aqui: amzn.to/34F9xoT.
Outro patamar
Uma das vozes mais influentes do Twitter, Téo Benjamin se popularizou em meio a torcida do Flamengo sobre suas análises táticas certeiras. Poucos enxergavam tão bem o que se passava dentro de campo com a equipe de Jorge Jesus. Primeiro, por threads na rede social do passarinho azul. Depois, em um livro.
“Outro patamar” é para quem se interessa em saber o que faz uma engrenagem funcionar. Para quem vai além do pensamento de que futebol é apenas raça e qualidade individual. O que podemos afirmar é que, após essa leitura, sua visão sobre o esporte bretão nunca mais será a mesma. Compre aqui: amzn.to/3e6ZeNg.
Da lama ao tri
Mais uma vez, Arthur Muhlenberg dá o ar da graça na nossa relação. E novamente relatando uma conquista triunfal de um Flamengo desacreditado. O livro consiste na narração irreverente dos fatos que fizeram do primeiro ano de gestão consciente do Mais Querido um ano surpreendentemente feliz para a Nação.
Passa pelo fracasso no campeonato estadual, a saída frustrante de Mano Menezes do cargo de treinador e como mais um ex-jogador do clube conseguiu fazer o Flamengo conquistar uma taça. Com prefácio de Roberto Assaf e Ruy Castro contribuindo com o texto de quarta capa, “Da lama ao tri” é uma leitura enriquecedora e, acima de tudo, leve. Compre aqui: amzn.to/3jCwdu1.
Vencemos juntos
Um ano mágico como 2019 acaba sendo um verdadeiro arsenal de conteúdo para que escritores fizessem livros sobre o avassalador Flamengo do Mister. Dessa forma, colocamos mais um que trata das glórias conquistadas por essa equipe. Se “Outro patamar” trazia uma análise tática detalhada, “Vencemos juntos” tem outro tipo de abordagem.
Sem histórias curiosas, fatos marcantes ou descrições de partidas épicas. Apenas ficha técnica, dados da temporada e fotos que ilustram o quanto esse Flamengo marcou, não somente a história do clube, mas o futebol brasileiro como um todo. Rodolfo Rodrigues é o autor desse livro que mostra, por meio de números, o quão gigante foram os feitos conseguidos por Jorge Jesus e seus comandados. Compre aqui: amzn.to/35KAw1F.
Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Agência Brasil
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã