Não é raro encontrar torcedores do Flamengo mundo afora. Europa, Ásia, África, Américas, em todos os cantos a Nação se faz presente. A história só é um pouco diferente quando se trata de estrangeiros, que não possuem grandes vínculos com o Brasil, mas que acabam se apaixonando pelo clube de maior torcida do mundo. Diferente, mas não impossível. Em Santiago, chilenos, nascidos e criados no país, fazem questão de mostrar para todo o país a alegria de ser rubro-negro.
“Paixão que vem da infância”. Assim relata Francisco Muñoz ao ser questionado sobre quando se apaixonou pelo Fla. Em sua infância, foi matriculado na escolinha de futebol do Club Deportivo Flamengo. O clube, fundado com outro nome, teve em seus quadros um brasileiro apaixonado pelo Mais Querido que mostrou a história e as glórias rubro-negras, convencendo os integrantes a mudar a alcunha para Flamengo. Além do nome, eles também utilizam as cores do Flamengo. Para Francismo, foi amor a primeira vista.
Um chileno apaixonado pelo Flamengo!
E ele não é o único… pic.twitter.com/goWvngmtS9
— Mundo Rubro Negro (@MRN_CRF) 5 de julho de 2017
– Fui muito jovem para lá (escolinha) e acabei me identificando com as cores. Os anos foram passando, até que em 2016 o Flamengo veio jogar aqui contra o Palestino, pela sul-americana. Com um grupo de amigos, decidimos ir ao hotel para ver os jogadores e compramos ingressos para o jogo. Chegando lá, quando nos encontramos com os torcedores que vieram do Brasil, eles não entenderam o que estava acontecendo. Chinelos com bandeiras e camisas do Flamengo. – destaca Francisco.
Na ocasião, fizeram amizade com os demais torcedores e aproveitaram para marcar uma viagem para acompanhar um jogo do Fla, no Maracanã. Em novembro do ano passado, estiveram na vitória do Flamengo sobre o Santos, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2016 (2 a 0). No Brasil, também conheceram a Gávea e foram destaque no site do Flamengo.
Primeiro encontro entre os torcedores do Flamengo, brasileiros e chilenosNeste ano, o Flamengo teve mais um adversário chileno pela frente, desta vez na Libertadores. Quando souberam que a Universidad Católica estaria no grupo do Fla, Francisco e seus amigos rubro-negros decidiram organizar uma recepção para os torcedores que sairiam do Brasil rumo a Santiago. Só não contavam que o presidente do Flamengo também participaria da festa.
– Recebemos mais de 100 torcedores em nossa sede. Estávamos felizes por compartilhar nossa alegria com todas aquelas pessoas e amigos. Repentinamente, Claudio Portela e Bruno Nin aparecem com o presidente e o vice-presidente do Flamengo na festa. Não podíamos acreditar… gosto da história do clube e ter pessoas com esta importância em nossa recepção de torcidas foi um sonho, algo maravilhoso. – relata.
Recepção dos torcedores, em Santiago.Consulado Fla Chile
O grupo de chilenos rubro-negros se tornou o primeiro Consulado oficial do Flamengo no Chile. Atualmente, o Fla Chile possui entre 80 e 100 pessoas, todos nascidos no Chile. Eles acompanham tanto o Flamengo quanto o clube local com o mesmo nome. Para acompanhar o Mais Querido no país é um pouco mais complicado, dependem do aplicativo Premiere Play, fato semelhante ao que acontece com o Fla Buenos Aires.
Francisco, presidente do Consulado, sendo diplomado pelo coordenador do Projeto das Embaixadas, Eduardo DavidHoje, o Fla Chile estará presente no Estádio San Carlos de Apoquindo para acompanhar Flamengo x Palestino. O Consulado promete muita festa durante os 90 minutos de jogo.
– Não importa se é o time titular ou reserva. Eles vão entrar em campo com o Manto Sagrado e é nossa obrigação apoiar e incentivar. Cerca de 100 torcedores rubro-negros do Fla-Chile estarão no estádio. – concluiu.
Conheça o Fla Chile
Sede: Santiago / Chile
Presidente: Francisco Muñoz
Email: [email protected]
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN