Após uma temporada com altos e baixos, o time do Flabasquete segue se preparando para a temporada 2022-23 e nesse sentido o primeiro desafio já tem um início programado. Trata-se do Campeonato Estadual de Basquete do Rio de Janeiro, organizado pela FBERJ, a Federação de Basketball do Rio de Janeiro. Assim, o torneio que terá início na terceira semana do mês setembro.
O Flamengo de Gustavo de Conti é o atual campeão da competição, e tem nadado de braçada, por causa da clara falta de concorrência no torneio.
Leia mais: Real Madrid x América do México, veja como assistir Vinícius Jr. em ação
Flamengo é o único ‘time grande’ confirmado no estadual
Times como o Tijuca e o Niterói resumem sua jornada profissional ao Carioca e nada mais. Grandes equipes como Vasco e Fluminense não disputam campeonatos, ao menos não no profissional. A exceção era o Botafogo, que levava bons times para a disputa. Além disso, o alvinegro também participava do NBB (Novo Basquete Brasil) e até torneios continentais.
O time voltou as atividades recentemente, após o hiato por causa da pandemia, contudo, disputou o Campeonato Brasileiro da CBB em 2021-22. Ainda assim, não garantiu que disputará o campeonato estadual de basquete até o momento.
Pré-Temporada
O Flabasquete também estuda a possibilidade de disputar um torneio preparatório, com equipes com mais cancha, para experimentar mais o elenco profissional. As negociações atuais são com os times do centro-oeste. Provavelmente haverão jogos contra o tradicional rival Lobos Brasília, e contra o Cerrado Basquete, ambos do Distrito Federal.
Reconstrução
A equipe profissional também passa por algumas mudanças pontuais, tendo perdido alguns dos bons atletas do seu plantel. As faltas mais sentidas são do armador argentino Franco Balbi, que retornou a Argentina, e Yago Matheus, que rumou para o basquete alemão.
Também saíram Brandon Robinson e Dar Tucker, dois atletas norte-americanos que chegaram na temporada 2021-22.
O time do Flamengo foi campeão carioca, vice-campeão do último NBB e caiu nas quartas de final da última Basketball Champions League das Américas, e também ganhou o último torneio intercontinental da FIBA.