Após ser mencionado em entrevista pelo técnico do Fluminense, Marcão, Andrade saiu em defesa da luta antirracista com um texto em seu Instagram.
Nesse sentido, o campeão Brasileiro destacou a falta de técnicos negros na série A do campeonato, também apontado por Marcão.
“Enquanto isso, trabalhemos para diminuir a discriminação racial real que infelizmente temos em nosso país: 54% da população brasileira é negra, 20 clubes na Série A com um único técnico negro (sendo você, Marcão) e a justificativa é competência? 🤔”, apontou o ex-volante.
Em seu texto, Andrade também pontuou a importância do movimento antirracista e prestou solidariedade ao comandante do time rival das Laranjeiras, por ataques sofridos após divulgação da entrevista.
“Queria me solidarizar aos ataques que você começou a sofrer por seu questionamento e posicionamento corretos: mimimi, lacração, etc. Isso só confirma o quanto precisamos progredir enquanto sociedade. “, afirmou o campeão.
Tal qual Andrade, Marcão questionou na entrevista a falta de técnicos negros na série A e lembrou do técnico campeão de 2009, na arrancada histórica do Flamengo até o hexacampeonato.
“O Andrade, que foi campeão brasileiro e não teve mais oportunidade? Não faz sentido. Em qualquer outra situação, estaria dirigindo uma outra equipe. Por que isso acontece? Por que somos negros?”, perguntou Marcão.
O campeão mundial de 1981 terminou seu texto lembrando a frase do Emicida contra o racismo e na luta pela igualdade racial.
“É o que Emicida canta: “de quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais”. Nós sabemos o quanto importa!”, concluiu.