Além de se aliar ao Flamengo para a aquisição do clube português Tondela, onde o Mais Querido controlaria 40% da equipe europeia podendo montar uma filial no Velho Continente, o BTG Pactual deseja deseja realizar um novo negócio com a alta cúpula rubro-negra.
De acordo com o jornal O Globo, o banco tem o interesse de adiantar uma alta quantia em reais em troca de passar a deter os direitos de TV do Flamengo no Brasileirão a partir de 2024. Este valor está sendo mantido em sigilo.
Vale lembrar que em agosto, o Plenário do Senado aprovou o PL 2.336/2021, projeto de lei que atribui exclusivamente ao clube mandante das partidas de futebol os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodução de jogos. O Flamengo possui vínculo com a Rede Globo até 2023.
Quem é a BTG
A BTG Pactual é um banco de investimento brasileiro, especializado em capital de investimento e capital de risco, além da administração de fundos de investimento, de gerenciamento de patrimônio, e de ativos globais.
Clube nega informação do O Globo em nota
O Clube de Regatas do Flamengo esclarece que, diferentemente do que foi publicado pela imprensa neste domingo, não está em negociação com o BTG ou com qualquer outra instituição financeira para uma possível venda dos direitos de transmissão de seus jogos do Campeonato Brasileiro a partir de 2024.
Leia também: 5 goleiros brasileiros no mercado internacional para substituir Diego Alves
Flamengo e Tondela: o projeto
O projeto do Flamengo em intercionalizar sua marca e adquirir um clube em Portugal saiu do papel e avançou consideravelmente.
Como as cores principais do Tondela são verde e amarelo, já existe a possibilidade de uma criação de segundo uniforme rubro-negro. Dentro do Ninho do Urubu, a expectativa é que o projeto gere receita em euro, visibilidade e vitrine para ativos do clube, como por exemplo atletas. Por fim, um dos grandes sonhos é em um período não muito longo, o “Tondela Flamengo” dispute a Champions League, já que o investimento crescerá consideravelmente.
O atual elenco do Tondela conta com brasileiros, como o lateral-direito Bebeto. Além disso, o cria do Ninho, Daniel dos Anjos, é um dos centroavantes da equipe portuguesa. Ex-Vasco, o lateral-esquerdo Neto Borges é outra peça conhecida do futebol brasileiro no provável “Novo Flamengo”.