A chegada de Tite no Flamengo culmina em diversas análises. O próprio clube publicou no vídeo oficial, na Fla TV, um análise do comentarista Bruno Pet, que entende de tática, mas resolveu apontar a principal característica e que deve fazer com que o trabalho no Mengão dê certo.
Tite tem a fama de ser um treinador defensivo, o que não casa com o estilo que o Flamengo pede. No entanto, Bruno Pet explica que o técnico costuma se adaptar ao que tem em mãos. Ele explica que nenhum trabalho foi igual, mesmo repetindo clubes, mas com elencos diferentes. Para Pet, o trabalho depende do que Tite encontra nas equipes.
Leia mais: Conheça Tite, técnico do Flamengo
“A primeira característica que acho importante é que ele é altamente adaptável com o que tem na mão. Na Copa do Mundo 2022, jogava diferente da Copa de 2018, que jogava diferente do Corinthians campeão brasileiro em 2015 com Renato Augusto, Jadson. Também jogava diferente do Corinthians anterior, quando ganhou a Libertadores e o Mundial. Ele utilizava muito as peças que tinha na mão e ia se adaptando”, inicia.
Além disso, Bruno Pet exemplifica com a situação dos pontas no ciclo da Seleção Brasileira.
“Foi um técnico que foi mudando também, se modificando, aprendendo e adotando novas dinâmicas. Vimos isso no ciclo da Seleção Brasileira. Para a Copa 2022, vimos um Brasil que não tinha muitos pontas, ele teve que se adaptar, Paquetá, Everton Ribeiro jogando pelo lado. Mas próximo da Copa, vários pontas estouraram. Colocou Vinícius Júnior, Martinelli. Ele se adapta muito”, reafirma.
Bruno Pet aposta em conhecimento de Tite sobre elenco do Flamengo
Em seguida, o comentarista lembra que alguns jogadores do Flamengo foram convocados por Tite. Ou seja, o treinador conhece alguns dos principais nomes do elenco.
“Muita gente critica. Técnico de Seleção Brasileira é vidraça, fica exposto às críticas. Se não foi campeão de Copa do Mundo, acaba sofrendo críticas. Mas chegou em um nível tão alto que foi um dos favoritos ao título. O Tite teve muito contato com vários que estão no Flamengo hoje. Everton Ribeiro e Pedro estiveram na Copa com Tite. Outros também passaram pelo ciclo. Gabigol, Gerson, Bruno Henrique e o Filipe Luís, que foi para a Copa de 2018. Tite conhece muito esse elenco e como utilizar”, atesta.
Por fim, Bruno Pet lembra que Tite acompanhou o Flamengo nos últimos anos. Isso porque o clube venceu diversos torneio, e como técnico da Seleção Brasileira, certamente o treinador precisou ficar ligado nos jogadores do Mengão.
“Como técnico do Brasil, e com o Flamengo campeão de muita coisa, ele estava sempre atento à forma como o Flamengo jogava e os jogadores que tinha em seu elenco. Então, acho que o Flamengo acerta muito e tem tudo para dar certo”, finaliza.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã