Já classificado e líder do grupo, o Flamengo entra em campo com um principal objetivo: vencer e convencer para manter a regularidade. No entanto, Bruno Henrique tem uma marca pessoal em jogo no confronto de logo mais. O atacante pode igualar Júnior em número de assistências pelo Flamengo e se tornar o jogador com mais passes para gols na Libertadores.
O Maestro soma 16 assistências, enquanto BH tem 15 no principal torneio sul-americano. Contudo, o que chama a atenção nessa disputa é a diferença de jogos entre os dois ídolos dois rubro-negro. Enquanto o lateral teve 48 gols para ter o maior número de passes para gols, o atacante está a uma assistência de igualar com 35 partidas. Como a última partida de Junior na Libertadores foi em 1993, o recorde já perdura por 29 anos.
Leia mais: Nove baixas: veja os desfalques do Flamengo para o jogo contra o Sporting Cristal
A temporada de 2019 foi a que Bruno Henrique mais serviu os companheiros. Foram cinco assistências. Por outro lado, em 2020, BH teve o menor número de passes para gol: apenas um. Em 2021, o garçom Bruno Henrique voltou e somou quatro assistências. Contudo, em 2022, o atacante já serviu companheiro cinco vezes. Ou seja, ele pode também bater o recorde pessoal em assistências na Libertadores em somente seis partidas.
O Flamengo é líder do grupo H com a segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro tem a 13 pontos, a mesma pontuação de River Plate e Estudiantes. Além disso, o Mais Querido também leva a melhor no saldo de gol que o Estudiantes, mas empata com o River no quesito.
Contudo, o primeiro lugar geral é o Palmeiras, com 15 pontos e ganha por 8 no saldo de gol contra o Rubro-Negro. O primeiro colocado geral decide todos os jogos da fase mata-mata em casa. Sendo assim, o Flamengo precisa vencer o Sporting Cristal e torcer por uma derrota do Palmeiras e tropeços de River Plate e Estudiantes para garantir a liderança, sem depender do saldo de gols.
Flamengo pode igualar recorde contra o Sporting Cristal
Caso vença o Sporting Cristal, os torcedores rubro-negros podem ver esse elenco igualar mais uma marca: maior pontuação do Flamengo na primeira fase da Libertadores. O atual recorde rubro-negro é de 2007, quando o time comandado por Ney Franco alcançou 16 pontos na primeira fase. Com 13 pontos, o Mais Querido ainda pode igualar os 16 pontos na última rodada.
O Rubro-Negro até pode querer alcançar o feito de 2007, mas não deseja repetir a campanha daquele ano. Apesar da boa primeira fase, o clube foi logo eliminado pelo Defensor Sporting nas oitavas de final. Os uruguaios venceram o primeiro jogo por 3 a 0 em Montevidéu e a decisão ficou para a volta. O Flamengo até venceu no Maracanã, mas sem conseguir reverter o placar: 2 a 0 e adeus a Libertadores.