Com o ciclo de 2018 a 2022 no fim, as seleções começam a planejar o período até a próxima Copa do Mundo. Nesse sentido, México, Canadá e EUA, sedes do próximo Mundial, buscam fazer uma parceria entre Conmebol e Concacaf para fortalecer a preparação de suas equipes nacionais e trazer novos desafios aos clubes. O Flamengo é o maior clube do continente sul-americano e certamente será envolvido nas discussões.
A informação foi inicialmente divulgada no “Récord”, do México, e já está sendo reproduzida em grandes portais da parte norte do continente. O propósito primordial parece ser envolver as três seleções na Copa América. Isso porque México, Canadá e EUA não devem disputarão as Eliminatórias por serem os países que sediarão a Copa em 2026. A ideia busca maneiras de fortalecer a preparação durante o ciclo.
Leia também: Filme da Libertadores coroa Gabigol como Príncipe da Glória Eterna
Com as seleções europeias ocupadas devido à Liga das Nações da UEFA, os países filiados à Conmebol e Concacaf devem se unir para uma preparação mais forte e completa. Desse modo, espera-se que México, Canadá e EUA disputem a Copa América 2024. Além disso, há uma grande possibilidade que a competição aconteça em solo norte-americano.
Vale lembrar que das seleções da Concacaf que disputaram a Copa do Mundo, apenas os EUA passaram de fase. México, Canadá e Costa Rica foram eliminados na fase de grupos. O anúncio oficial da novidade deve acontecer no início de 2023.
Acordo entre Conmebol e Concacaf deve envolver Flamengo
De acordo com as informações, Victor Montagliani e Alejandro Domínguez, presidentes da Concacaf e Conmebol respectivamente, já fazem planos há dois anos. Apesar do foco parecer ser nas seleções, os clubes filiados às entidades também estão envolvidos.
Isso, enfim, não quer dizer que os times mexicanos voltarão, por exemplo, a disputar a Libertadores. O mais provável é a criação de novas competições, em novos formatos. A última vez que clubes mexicanos participaram da Libertadores foi em 2016. Pumas, Toluca e Puebla disputaram o torneio representando o país.
Flamengo contra times mexicanos na Libertadores
Flamengo não tem um bom retrospecto contra equipes mexicanas. O Rubro-Negro enfrentou times do México quatro vezes, sendo eliminado pelo América-MEX, em 2008, e o León, em 2014. A única vitória foi contra o próprio América, por 4 a 2, em solo mexicano. Depois disso, contudo, o Fla protagonizaria um dos maiores vexames do Mais Querido na Libertadores no jogo de volta, quando perdeu por 3 a 0 em pleno Maracanã e foi eliminado.
Posteriormente, contra o León, foram duas derrotas pela fase de grupos de oito anos atrás. O Flamengo perdeu por 2 a 1 fora e 3 a 2 em casa. Na ocasião, o clube acabou eliminado na mesma fase e ficou em terceiro no grupo que ainda teve Bolívar e Emelec.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã