O Flamengo anunciou a contratação de Jorge Sampaoli e no elenco rubro-negro alguns atletas têm motivos de sobra para sorrir. São os casos de Gerson, Marinho e Vidal, que viveram grandes momentos da carreira sob o comando do treinador argentino.
Sampaoli assinou contrato com o Flamengo até o final de 2024, quando acaba a gestão de Rodolfo Landim. No Mais Querido ele reencontra vários nomes, alguns dos quais pouco trabalhou com ele, como é o caso de Erick Pulgar (dois jogos) e Bruno Henrique, que conviveu rápido tempo antes de se transferir para o Mengão.
Leia também: Alô, Flamengo! O aproveitamento de Sampaoli no futebol brasileiro
Contudo, três nomes do elenco do Flamengo viveram grandes fases de suas carreiras sob a tutela de Jorge Sampaoli, a começar por Arturo Vidal. O chileno viveu seu auge na seleção nacional quando essa era treinada pelo argentino, entre os anos de 2013 e 2015. Ao todo foram 29 partidas juntos, com o volante marcando nove gols nesse período e conquistando um título de Copa América sobre a Argentina. Em parceria, eles também disputaram a Copa do Mundo em 2014, quando o Chile caiu nas oitavas para a Seleção Brasileira.
Marinho renasceu para o Brasil sob o comando de Jorge Sampaoli
A quem também não faltam motivos para sorrir é Marinho. Após surgir em alta em 2016, pelo Vitória, e deixar o país, o ponta-direita sofreu em seu retorno ao Brasil. Pelo Grêmio foi mal e bastante criticado, mas no Santos, em 2019, viveu um novo momento.
Em parceria com Jorge Sampaoli, Marinho atingiu status de protagonista na equipe santista. Juntos disputaram 28 partidas, nas quais Marinho marcou oito gols. Terminaram a temporada com o vice-campeonato brasileiro, atrás do imparável Flamengo de Jorge Jesus. Naquela ocasião, goleou o Rubro-Negro por 4 a 0 na rodada derradeira, com o atual camisa 31 do Mais Querido marcando um dos gols.
Gerson viveu seu ápice na Europa com a tutela do treinador argentino
Do mesmo modo que os outros dois companheiros, Gerson teve um desempenho incrível quando trabalhou com o novo treinador do Flamengo. Vendido ao Olympique de Marseille a pedido de Sampaoli, o “Coringa” viveu seu ápice na Europa na temporada 2021-22.
Sampaoli passou a utilizar Gerson de maneira mais próxima do gol, uma função diferente da que ele havia jogado antes na carreira. Desse modo, após fracassar na Roma e Fiorentina e voltar para ser crucial para o Flamengo entre 2019 e 2021, o camisa 20 mostrou para a Europa que pode competir entre os grandes ao anotar 11 gols em 48 jogos naquela temporada.
Juntos foram semifinalistas da Conference League, eliminados para o Feyenoord, da Holanda. No Campeonato Francês, terminaram na segunda colocação com 71 pontos, a maior pontuação do Olympique de Marseille em quatro anos.
Atualmente os três estão em baixa no Flamengo. Único titular, Gerson vem sendo bastante criticado. Marinho, por sua vez, segue tentando ganhar mais minutos, enquanto Vidal, após polêmicas e boas chances, se lesionou e perdeu partidas importantes.
O trabalho de Sampaoli no Flamengo será fazer com que os craques da equipe voltem a render o esperado. Além disso, precisará dar maior coesão ao time em campo para reverter o mau momento na temporada 2023.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã