O Flamengo enfrenta o Vasco pela ida da semifinal contra o Vasco nesta quarta-feira (16), às 20h (Horário de Brasília), no Maracanã. Não é segredo para ninguém que o Rubro-Negro possui um elenco melhor e mais caro que o do rival. Por isso, muitos consideram o Mais Querido favorito. Rodrigo Bueno falou sobre o assunto no programa “Futebol 90”, da ‘ESPN’, e colocou a “reza” entre uma das táticas do Vasco para enfrentar o Mengo.
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
“A situação pro Vasco nesse jogo é simples: retranca, bola parada do Nenê e reza. O que cabe ao Vasco é isso. João Saldanha já consagrou a frase no Brasil: quem tem time ataca, quem não tem time contra-ataca. Então o que o Vasco pode fazer? Vai ficar lá fechado, tendo que ganhar pelo regulamento. Então é uma coisa desigual. A vantagem do empate eu acho justa porque (o Flamengo) fez a melhor campanha”, acrescentou o jornalista.
O favoritismo do Flamengo já foi evidenciado por outros jornalistas. Mauro Cézar Pereira, por exemplo, declarou que o time tem a obrigação de eliminar o rival no Cariocão. Além disso, ele também entende que o Fluminense tem essa obrigação sobre o Botafogo, e que a dupla Fla-Flu é obrigada a fazer a grande final pela disparidade dos dois com os demais.
Flamengo busca tetra inédito no Cariocão
Atualmente, o Flamengo defende o tricampeonato. O time conquistou três cariocas consecutivos, em 2019, 2020 e 2021. O Rubro-Negro vai atrás de um feito inédito no Cariocão. O clube nunca venceu o torneio quatro vezes seguidas.
A equipe foi tricampeã seguida por seis vezes durante a história. No entanto, Fluminene e Botafogo foram os únicos que já venceram o Cariocão por quatro vezes consecutivas, em apenas uma oportunidade cada time.
Mas não faz pouco tempo. Faz bastante. O Fluminense conquistou o tetra no início do século passado, quando venceu em 1906, 1907, 1908 e 1909. Já o Botafogo levantou a taça do Cariocão de forma consecutiva em 1932, 1933, 1934 e 1935.
Por isso, caso o Flamengo seja campeão do Cariocão em 2022, será a primeira vez em quase 100 anos que um clube volta a conquistar quatro títulos seguidos na competição estadual.