Flamengo e Botafogo se encontram neste domingo (08), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo é válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Será o confronto de número 386 entre os dois rivais. O Flamengo lidera o retrospecto com 143 vitórias. O Botafogo tem 116 vitórias e aconteceram 126 empates.
O quinto mês do ano traz boas lembranças para os torcedores do Flamengo. Foi em maio que o Rubro-Negro conquistou o tricampeonato estadual de 2007/2008/2009. E todas as finais foram contra o Botafogo, adversário deste domingo.
Leia Mais: Flamengo x Botafogo: retrospecto recente favorece o Rubro-Negro
O primeiro título veio em 6 de maio de 2007, com o empate em 2×2 seguido de uma vitória de 4×2 nos pênaltis. Souza e Renato Augusto marcaram para o Flamengo. Nos pênaltis, brilhou o goleiro Bruno. Assista.
O campeonato estadual de 2008 foi marcado pelo episódio do chororô. Na decisão da Taça Guanabara, o técnico Cuca, os jogadores e a diretoria e do Botafogo protagonizaram cena histórica ao não aceitarem o título do Flamengo. Em 4 de maio de 2008, o Flamengo chegou à finalíssima do campeonato com vantagem após ter ganho o primeiro jogo por 1×0. Mas o Botafogo abriu o placar em falha incrível de Bruno. Felizmente, Obina, aos 3 minutos do segundo tempo, Diego Tardelli aos 36, e Obina aos 46, fizeram a festa da Nação. Assista.
Um ano depois, os dois rivais mais uma vez se encontraram na final. Em 3 de maio de 2009, Flamengo e Botafogo estavam iguais e o placar de 2×2 no tempo normal levou a disputa do título para os pênaltis. Bruno mais uma vez brilhou pegando duas cobranças alvinegras. Era o quinto tricampeonato do Mais Querido. Com a taça, o Rubro-Negro ultrapassou o Fluminense, com 31 conquistas contra 30. Assista.