A base do Flamengo segue reformulando seu departamento de futebol. Após perder alguns profissionais em cargos importantes, a dança das cadeiras nas funções continua. A novidade da vez é a contratação de Hélio Fleischhauer, ex-gerente da base do Serrano-RJ.
Hélio é pós-graduado em Treinamento de Futebol pela UFRJ, e formado em Gestão técnica no futebol pela Universidade do Futebol. Com 37 anos, não tem passagens por grandes clubes.
Leia mais: De olho na base: Como chega o Flamengo para o Brasileirão Sub-20
De acordo com o youtuber Flazoeiro, Fleischhauer chega para ser o novo Coordenador do PDI, o Programa de Desenvolvimento e Inteligência, que vai do sub-15 até o sub-20. O cargo era ocupado pelo ex-lateral Gilberto.
Gilberto, aliás, assumiu a função de coordenador técnico da base do Flamengo no lugar de Lúdyo Santos, que havia deixado o clube em maio.
Base rubro-negra vem perdendo profissionais durante os últimos anos
A base do Rubro-Negro vem sendo reformulada durante o ano. Em maio, o Mais Querido perdeu o técnico do sub-20 Fábio Matias para o Red Bull Bragantino; o coordenador técnico Lúdyo Santos e a psicóloga Michelle Rizkalla. As últimas duas saídas, no entanto, seriam por decisão interna do clube.
Fernando Trutys, que era coordenador socioeducacional, foi outro profissional da base que deixou o Flamengo e acertou com o Palmeiras. Truyts passou a trabalhar no Centro de Formação de Atletas do time paulista.
A debandada de profissionais do Flamengo para clubes rivais do futebol brasileiro tem sido recorrente nos últimos anos. Sandro Gomes, analista de desempenho foi para o Vasco, bem como Fábio Eiras, preparador físico para o Athletico. Fred Manhães, fisioterapeuta, foi para o Palmeiras. Além disso, nutricionistas e profissionais de outros cargos também saíram.
Eduardo Zuma será o novo técnico do sub-16 do Flamengo
Enquanto perde nomes importantes, o clube busca profissionais para reforçar sua base. O último reforço nesse sentido foi Eduardo Zuma, que será o novo técnico do sub-16.
Com enorme experiência, Zuma fazia parte da comissão técnica de Fernando Diniz, e estava livre no mercado. O treinador coleciona passagens por Coritiba, Athletico, São Paulo, Porto bem como pela Seleção Brasileira.