Há 20 dias lancei a segunda edição da pesquisa Barca, onde os leitores podem votar e mostrar como fariam se estivessem no comando do futebol. Agora trago a vocês a análise dos 378 votos que tivemos. Se não entendeu as opções diferentes para cada jogador, sugiro que clique aqui e veja o post de divulgação da pesquisa onde explico cada opção.
Goleiro
Hoje temos quatro goleiros, sendo dois garotos e dois experientes. João Lopes tem 20 anos e o contrato acaba em 2016, por não ter jogado pelos profissionais a torcida não saberia o que fazer com ele. 32,80% votaram pela renovação e posterior empréstimo para adquirir experiência, já 22,22% não souberam opinar, mas o que me surpreendeu foi a quantidade de votos pela não-renovação chegar em 28,84%, uma taxa que destoa dos outros jovens já integrados ao profissional. Thiago é o segundo goleiro proveniente da base e teve uma aprovação maior que a do Alex Muralha, 85,98% votaram pela sua permanência e 11,64% preferem que seja emprestado. Para um elenco é preciso ter no mínimo 3 goleiros, sendo um da base por questões financeiras, pois o mesmo raramente irá entrar em campo.
Nosso goleiro titular conseguiu 78,57% de votos pela sua permanência e 17,20% pela sua venda ou empréstimo, talvez essa maior quantidade de votos pela venda, mesmo tendo boas atuações, seja consequência de suas convocações e idade mais avançada. Alguns devem entender que esse é o momento para lucrar com o jogador. Seu reserva imediato, Paulo Victor, chegou a ter aprovação de 96,83%, o que me causou certo espanto, já que o mesmo é bem criticado quando atua.
Zagueiro
Com o pior planejamento do ano, essa foi a posição que mais nos causou dor de cabeça até a chegada de dois reforços. Réver veio emprestado pelo Internacional após não ter sequência graças a algumas lesões, apesar da desconfiança ele chegou e conquistou a torcida, tendo 48,68% de votos pela sua permanência e 47,35% pela sua compra. Quem votou pela sua permanência também pode ser favorável a sua compra após fim do empréstimo em 30/06/2017. Já seu companheiro de zaga, Rafael Vaz, também teve grande aprovação conseguindo 93,92% de votos pela sua permanência – seu contrato acaba em 31/12/2018. O experiente Juan (37) dividiu a opinião da torcida com 51,06% de votos pela não-renovação e 45,24% pela renovação, mas a diretoria já tinha definido sua situação e tratou de renovar logo seu contrato por mais um ano. Léo Duarte (20) e Donatti (30) conseguiram boa aprovação, foram 91,80% e 98,68%, respectivamente, de votos pela permanência.
Lateral
Ocupando a reserva da lateral esquerda, Chiquinho possui 98,94% de votos para não renovar – é a maior taxa de rejeição do elenco. Já o titular da posição, Jorge, possui quase a mesma taxa, mas de aprovação – foram 98,68% de votos pela permanência e apenas 0,26% pela venda. Na outra lateral, o também titular, Pará conseguiu 74,87% de votos pela permanência e 11,90% para que seu contrato seja estendido já que acaba em 31/12/2017. Rodinei, que já foi titular absoluto, acabou a temporada com 71,16% de votos pela sua venda e 10,58% por seu empréstimo, já que o contrato se encerra em 31/12/2019.
Volante
Talvez o jogador mais polêmico nessa pesquisa seja o Márcio Araújo, mas a opinião da torcida foi bem clara: 88,62% não querem sua permanência. Ao longo dessas semanas de especulações já noticiaram diversas vezes que o mesmo terá o contrato renovado por dois anos. É natural que o titular absoluto renove o contrato, mas nesse caso não irá agradar em nada a torcida. Cuéllar, que teoricamente veio para disputar posição com MA e na verdade disputa com Arão, possui 77,51% de votos pela permanência. Ronaldo (20) também é primeiro volante e tem 74,87% de aprovação. Ambos não tiveram muitas chances – o segundo só jogou na Copa São Paulo de Futebol Júnior – e mesmo assim agradam muito mais a torcida. Na posição de segundo volante temos William Arão com 89,68% de votos por sua permanência – apesar da queda de desempenho, até pouco tempo apostavam que ele iria para a seleção.
Meia
No meio temos Alan Patrick com 79,11% de rejeição. Sua compra teria um alto custo e a torcida no geral não parece se agradar muito com o futebol apresentado por ele, além disso tivemos a chegada do Diego e sua consequente conquista de titularidade absoluta. Outro jogador mais criativo é o Ederson, que sofre com as lesões e ainda assim possui confiança da torcida – 63,23% querem que continue no clube. Voltando ao Diego, seria surpreendente se a votação não fosse tão favorável ao camisa 35 – foram 89,68% de votos por sua permanência. Também com alta aprovação vem Lucas Paquetá com 84,66% de votos para fazer parte do elenco de 2017, mas ainda tiveram 12,43% votando por um empréstimo para que o jovem tenha mais espaço. Outro jovem da lista é Adryan, que já rodou em vários clubes, mas que permaneceria se dependesse de 42,59% dos meus leitores, 16,67% ainda querem que o contrato seja estendido – o atual acaba em 31/12/2017 – e 26,72% esperam que ele seja negociado em definitivo.
Para completar o meio temos dois argentinos: Lucas Mugni e Mancuello. O primeiro chegou como promessa e pouco produziu, foi emprestado e retornou ao clube sem qualquer destaque. Atualmente sequer treina com o elenco e o clube tenta se livrar do jogador – em agosto o GloboEsporte.com noticiou que o Flamengo ofereceu uma rescisão amigável e Mugni apenas adiou a resposta. Entre meus leitores, 86,77% querem sua venda, mas creio que uma rescisão já agradaria a todos. Já seu compatriota é muito bem visto pela torcida – 77,51% desejam sua permanência e 15,34% querem que o contrato seja estendido.
Atacante
Fernandinho chegou sem prestígio algum e se tornou amuleto, sempre que entrava resolvia, mas logo voltou a cair de produção e terminou a temporada com 81,48% de rejeição. A torcida não quer sua permanência. Já Damião divide mais a opinião da torcida – 48,42% votaram de forma que o contrato atual seja mantido e 48,94% votaram para que seja devolvido antes de 31/08/2017.
Assim como Fernandinho, quem tem alta taxa de rejeição é Emerson Sheik, com 91,01% querendo que seu contrato não seja renovado e acaba nessa temporada. Com rejeição bem menor, mas ainda com um valor alto, temos Gabriel – 68,25% querem sua venda contra 16,14% que ainda acham que pode ser aproveitado. Disputando a mesma posição, Cirino conseguiu ser ainda mais rejeitado e chegou a 83,33% de votos para que seja vendido – a operação financeira feita para sua contratação pode ter ajudado nessa rejeição, já que não vendê-lo causaria grande prejuízo aos cofres do clube. Também jogando pelos lados temos Éverton com 69,58% querendo sua permanência e 26,72% desejando que o contrato seja estendido para depois de 2017.
Lá na frente como homem de referência temos Paolo Guerrero, que ainda polariza a torcida entre quem quer sua permanência e quem quer sua venda, mas só 14,29% desejam que seja vendido, os outros 85,71% contam com o peruano para os próximos anos. O jovem Vizeu, que disputa posição com Paolo e Damião, tem uma das maiores taxas de aprovação com 98,68% querendo sua permanência. Outro também jovem pra encerrar nossa lista é o Thiago Santos (21) e que conseguiu 90,21% de aprovação, apenas 6,35% desejam que seja vendido.
Planejar e montar um elenco não é nada fácil, vários fatores são levados em consideração para que as ações sejam tomadas, mas se depender só do fator campo e da torcida, essas seriam as decisões para cada jogador que está no elenco – lembrando que ainda há aqueles que vão chegar de empréstimo e muitos jogadores da base a serem observados.