/home/u371924316/domains/mundorubronegro.com/public_html/wp-content/themes/smart-mag-child/partials/single/layout-specials.php on line 108
">

Warning: Undefined array key "header_outer" in /home/u371924316/domains/mundorubronegro.com/public_html/wp-content/themes/smart-mag-child/partials/single/layout-specials.php on line 111

O Especial “Personagens do Semestre Perdido” apresenta 11 peças-chave para os resultados do 2023.1 do Flamengo. A maior parte desse elenco decepcionou, mas alguns se salvaram e outros contam com nossa certeza de que ainda podem muito em breve ajudar a reverter o quadro de vexames históricos que machucou a Nação nos primeiros meses desta temporada.

Que o primeiro semestre de 2023 foi pior para o Flamengo que a segunda metade de 2022, é fato além de contestação. Mas o que é verdade para o time e para a maioria dos jogadores, está longe de ser o caso para Ayrton Lucas. Imune a uma temporada de altos e baixos do time, “Beijinho”, apelido que se difundiu pela torcida, viveu o melhor semestre da sua carreira e se tornou o grande destaque rubro-negro.

Contratado em 2022 por empréstimo junto ao Spartak de Moscou como oportunidade de negócio por conta da Guerra da Ucrânia, Ayrton Lucas chegou para suprir a ausência de Renê. Não havia muita discussão de que a vaga de titular da lateral era de Filipe Luís, jogador de Seleção, multicampeão, um dos líderes do elenco.

Mas embora não tenha roubado o lugar de Filipe no ano passado, Ayrton jogou o suficiente para convencer o Flamengo a investir 7 milhões de euros nos seus direitos federativos e fechar contrato até dezembro de 2027. E com o antigo dono da vaga machucado, começou a temporada como titular para não mais largar a posição.

Mesmo nas piores fases do time, Ayrton não decepcionou. Marcou gols em três clássicos consecutivos, inclusive o gol de honra na final do Carioca que evitou um vexame ainda maior contra o Fluminense. Em meio a trocas de técnicos e esquemas táticos e uma série de desfalques por lesões, Ayrton Lucas chegou à última Data Fifa liderando o elenco do Flamengo em minutos jogados na temporada.

Ele também revelou um inesperado lado artilheiro. Em 40 jogos na temporada, já marcou 6 vezes. No ano passado, tinham sido apenas dois gols em 41 partidas.

Estreia como titular na Seleção Brasileira

O bom desempenho no Flamengo fez o jogador potiguar realizar o sonho de todos os jogadores brasileiros, com sua primeira convocação para a Seleção principal nos amistosos contra Guiné e Senegal. E chegou com um status incomum, principalmente para jogadores que atuam no futebol brasileiro atualmente. O técnico interino Ramon Menezes o escalou como titular nos dois amistosos. Se ele não chegou a se destacar, se mantiver seu desempenho no Flamengo nada indica que ele não estará nas próximas convocações, agora a cargo de Fernando Diniz.

Análise: Flamengo vence Cuiabá na "estreia" de Dorival Jr.
Com um estilo diferente do cerebral Filipe Luís, o veloz e intenso Ayrton Lucas vem mostrando ser capaz de ser seu sucessor. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O avanço de Ayrton deve fazer Filipe Luís encerrar sua carreira ao fim da temporada. O lateral dizia que só pararia de jogar quando tivesse encontrado um sucessor à altura na lateral esquerda rubro negra. Com um estilo diferente do cerebral Filipe Luís, o veloz e intenso Ayrton Lucas vem mostrando ser capaz de ser esse sucessor. A cena do quarto gol contra o Vasco, em que ele sai correndo muito atrás, ultrapassa o zagueiro, dribla o goleiro e faz um golaço, é o resumo perfeito da trajetória de Ayrton no Flamengo em 2023.

Com esse desempenho, não poderiam deixar de surgir especulações sobre o interesse de clubes europeus no futebol do lateral de 26 anos. Entre as equipes que estariam interessadas no lateral, destacam-se a Juventus e o Arsenal. O Flamengo, porém, não tem intenção de vender o lateral. Entretanto, a torcida deve respirar aliviada quando a próxima janela de negociações se fechar, já que perder Ayrton Lucas a essa altura do campeonato seria um enorme golpe nas pretensões do Flamengo para a temporada.

A torcida agora espera que ele não seja vítima do malfadado efeito que supostamente atinge os jogadores que são convocados para a Seleção, que não voltam com o mesmo desempenho, e que consiga mais ajuda dos companheiros no segundo semestre, para que Ayrton deixe de ser uma ilha de excelência num Flamengo que passa por turbulências e vexames e passe a ser o motor da conquista de novos títulos no segundo semestre de 2023.

Estou melhorando a cada jogo e espero fazer grandes jogos até o final da temporada. Estou ali, nota 8, 9, graças a Deus. Estou bem Ayrton Lucas

Ayrton Lucas

Contribua: [email protected]


Warning: Undefined array key "featured_in_head" in /home/u371924316/domains/mundorubronegro.com/public_html/wp-content/themes/smart-mag-child/partials/single/layout-specials.php on line 125