Flamengo e Athletico-PR se enfrentam nesta quarta-feira (13), às 21h30, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o duelo, ambos terão problemas de desfalques, principalmente do lado paranaense, que não terá a maioria dos seus principais jogadores. Nesse sentido, o atual campeão da Libertadores pode tirar proveito no confronto, especialmente pelo fato de que o adversário terá um enorme déficit ofensivo.
Como exemplo, o Athletico-PR não vai contar, entre outros, com Vitor Roque, Canobbio, Christian e Fernandinho para o jogo contra o Flamengo. Atualmente, os quatro representam muita força ofensiva para a equipe, seja com gols ou assistências. Juntos eles somam 27 participações diretas em gols no Brasileirão:
Leia também: Flamengo x Athletico-PR: vidente prevê o placar pela 23ª rodada
- Vitor Roque: 11 gols + 3 assistências;
- Agustín Canobbio: 2 gols + 2 assistências;
- Christian: 4 gols;
- Fernandinho: 1 gol + 2 assistências.
Contudo, desconsiderando gols com assinatura de pelo menos dois desses nomes (a exemplo de um gol de Canobbio com assistência de Roque), esse número cai para 23 participações diretas. Desse modo, os quatro representam aproximadamente 72% dos 32 gols do Athletico-PR no Campeonato Brasileiro, uma queda que deve ser bastante sentida e da qual o Flamengo precisa se aproveitar.
Nos três confrontos anteriores entre as equipes, o Mais Querido sofreu três gols, sobretudo com participação de um dos quatro. Em um, Fernandinho assistiu a Vitor Roque, enquanto em outro foi a vez do jovem atacante servir a Canobbio. Portanto, sem as presenças deles, a defesa do Flamengo, que tem uma média de 1,09 gol sofrido por jogo na temporada, pode trabalhar para passar ilesa.
Não é só o Athletico-PR, Flamengo também tem problemas
O Flamengo também tem desfalques fundamentais, especialmente para o setor defensivo. Isso porque o clube não contará com Ayrton Lucas (suspenso) e Filipe Luís (lesionado), os dois laterais-esquerdos do time, bem como pode não ter Erick Pulgar, que jogou todos os minutos possíveis com a seleção chilena durante a Data Fifa. Do mesmo modo, Varela (lesionado) é mais uma ausência para o setor.
No setor ofensivo, as peças mais importantes que são desfalques garantidos são Arrascaeta (lesionado) e Bruno Henrique (suspenso). Luiz Araújo (lesionado), se junta a eles. Contando Pulgar, que ainda pode ganhar minutos, quatro dos sete são considerados titulares.
Sob o mesmo ponto de vista, o Athletico-PR terá ainda mais ausências além dos quatro supracitados. Juntamente a Vitor Roque, Canobbio, Fernandinho e Christian estão Bento, Pedro Henrique e Vidal (lesionados); Zé Ivaldo (afastado). Vale a ressalva que o caso de Canobbio é semelhante ao de Pulgar. Ambos estão aptos, mas por terem atuado até nesta terça (12) por suas seleções, são grandes as chances de serem poupados.
A quantidade de atletas desfalcando o adversário do Mengão poderia ser pior, mas Esquivel e Zapelli foram dispensados pelas suas seleções e voltaram antes do previsto, assim como aconteceu com Matheus Cunha.
*Matéria feita com a colaboração de Ananda Mendes, de 23 anos e graduanda em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Apaixonada pelo Flamengo, futebol e Ciência de Dados, busca conexões entre suas paixões por meio de suas análises
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã