O Flamengo realiza exames médicos nas atletas todo início de temporada e assim foi na equipe feminina de vôlei profissional. Em uma das baterias, o clube detectou uma Comunicação Interatrial do tipo Ostium Secundum, uma espécie de lesão, uma cardiopatia congênita considerada até frequente, na ponteira Helena Wenk.
Por isso, a jogadora do Sesc Flamengo passará por uma cirurgia no coração, considerada simples e de rápida recuperação, antes do início da temporada. A jovem, que conquistou o bronze no Mundial Sub-21 com a Seleção, fará o procedimento na próxima quarta-feira (20).
Leia mais: Em campo, momento do São Paulo é ainda pior que o do Flamengo
Na cirurgia, os médicos inserem um cateter, que vai até o local e libera uma prótese, que fecha essa ligação. A líbero Marcelle, também do Flamengo, passou pelo mesmo procedimento no início da última temporada, se recuperou e segue jogando normalmente. A Helena, logo, deve retornar ainda no primeiro turno da Superliga Feminina.
A Superliga, afinal, começa no dia 13 de outubro de 2023 e tem o término (final) programado para o dia 6 de abril de 2024. No entanto, antes disso, o Flamengo tem a disputa do Campeonato Carioca. Além das duas competições, há no calendário rubro-negro a Copa Brasil, que ocorre de 15 a 28 de janeiro de 2024, caso finalize o primeiro turno da Superliga entre as oito colocações.
Helena, atleta do Flamengo, afirma estar tranquila com a cirurgia no coração
“Estou muito tranquila em relação à cirurgia. É algo que eu sabia que teria que ser feito e o Sesc Flamengo esta me dando todo suporte. Não quis abrir mão desse mundial com a minha seleção, então me propus a fazer agora, em setembro. Vou me cuidar muito, fazer tudo que estiver a meu alcance para o mais breve possível já estar 100% e à disposição da comissão e do Sesc RJ Flamengo”, disse Helena Wenk.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã