E aí povo mais bem vestido do planeta, tudo na paz? Dois jogos e uma semana depois eu volto aqui pra mais um textinho humilde. E que semana nós tivemos!
Na semana passada eu fiz um texto mal humorado, crítico, muitas coisas ruins haviam acontecido, mas felizmente o Flamengo estreou oficialmente em 2017 e nós, que não somos empolgados, já estamos cotando o preço da passagem pra Dubai. Foram duas partidas pelo Ferjão 2017 e duas apresentações de encher os olhos.
Eu sei, vocês sabem e todos nós sabemos que os campeonatos estaduais não servem mais de parâmetro e tal, mas ainda assim foram duas oportunidades para ver o que o técnico Zé Ricardo pensa para o Flamengo versão 2017. Até agora foram duas partidas com dois volantes técnicos, que sabem sair jogando bola, e que nos mostram que o inominável perdeu a sua inexplicável titularidade.
Rômulo e Arão deram outra cara ao meio campo rubro-negro, a evolução é nítida, ainda que o segundo não esteja jogando tão bem. Não vou negar que ainda precisam de mais entrosamento, ainda rola umas vaciladas quando um sobe e o outro fica pra ajudar na defesa, mas vimos que é questão de tempo até o time se acertar. E que baita contratação foi o Rômulo, uma das melhores feitas por essa diretoria até aqui.
E por falar em baita contratação, vamos falar do nosso novo lateral esquerdo, Miguel Trauco. No meu último texto eu critiquei a saída precoce de Jorge, ainda mais por se tratar de um ano de disputa de Libertadores, mas como ignorar a estreia avassaladora do segundo peruano mais querido do Brasil? Trauco em sua estreia já mostrou para que veio e largou duas assistências e marcou um gol, não sentiu o peso nem da camisa e nem da desconfiança dos torcedores
Não é fácil chegar pra assumir a posição de um jogador da casa e querido pela torcida, mas Trauco fez com excelência até aqui. Não fez gol e nem deu assistência no jogo contra o Macaé, mas fez outra boa partida e foi muito bem ofensivamente.
Outro que merece aplausos até aqui é Mancuello, que humildemente aceitou mudar seu posicionamento em campo e vem mostrando que tem futebol para ajudar o time.
Na estreia do Ferjão, seu primeiro jogo no novo posicionamento, Mancu jogou um tempo mal e um tempo bem. Já no jogo contra o Macaé ele participou dos 3 gols do time, inclusive dando um cruzamento certeiro para Aislan marcar seu gol contra (rs). O argentino que pouco foi aproveitado no ano passado pode ser um reforço interessante esse ano.
E uma coisa que me deixou mais tranquilo foi ver que Zé Ricardo está procurando novos jeitos do time jogar, tem usado as partidas para testar as peças do elenco e entender como cada um pode ajudar. Uma prova disso foi a utilização da dupla Pará/Rodinei contra o Boavista. Em uma entrevista pós jogo ZR admitiu que fez a escolha pois Adryan havia cansado e o time não podia perder velocidade no ataque. A conclusão foi o time adversário perdido com dois laterais direito em campo e um cruzamento perfeito do filho de Tatuí para Guerrero marcar seu segundo gol no ano.
Já contra o Macaé foi a vez de ZR testar uma formação com 3 volantes que sabem sair pro jogo, utilizando a trinca Arão/Rômulo/Cuéllar. Uma variação tática que pode se mostrar muito útil em jogos mais difíceis e fora de casa. Não tivemos muito tempo para analisar o esquema pois Éverton acabou expulso, o que forçou o ZR a mudar o esquema novamente.
É ótimo ver que Zé Ricardo está testando as peças do elenco, as mesmas que estão aí desde o ano passado e poderiam ter nos ajudado. Mas entendo que o cenário não era muito favorável para testes. O que já não é mais o caso.
Se eu quero ver o Flamengo campeão do Ferjão? Sim, claro. Entrou com time titular é pra ganhar até par ou ímpar, mas a função mais importante do Ferjão até o momento tem sido a de entrosar o time e mostrar quem pode nos ajudar nesse ano tão importante.
Semana que vem tem mais, SRN.
George Castro é colaborador do Mundo Rubro Negro desde os primeiros dias. Já escreveu matérias no MRN Informação e agora desfila suas opiniões aqui no blog Resenha Rubro-Negra
Siga-o no Twitter: @George_CRF e @RESENHA_MRN
Deixe seu comentário!
Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.