O técnico Artur Jorge adotou tom muito diferente de Tite ao comentar o calendário do futebol brasileiro após goleada do Botafogo por 4 a 1 sobre o Flamengo, neste domingo (18). O treinador tratou o pouco espaço entre jogos como um problema do passado e afirmou que faz parte do trabalho da comissão preparar os jogadores. Já o rubro-negro, por outro lado, voltou a citar o cansaço em sua entrevista.
“Me preocupa desde abril, quando cheguei. Se não me engano, só fiz dois jogos com uma semana inteira de trabalho. A sequência tem sido essa. Isso já não é assunto para mim. Se eu gostaria de ter mais tempo para trabalhar? Claro que sim. Hoje temos toda a gente disponível, temos mais dois dias para voltar a competir em um jogo de exigência máxima. Mas isso não serve de desculpa ou de vantagem, já tive dois, quatro dias. Já perdi, já ganhei. É isso que temos, temos que preparar os jogadores para isso. Faz parte do nosso trabalho”, disse Artur Jorge.
➕ Análise Botafogo 4 x 1 Flamengo: falta de intensidade e soluções acabam em vexame no clássico
Assim como o Flamengo, o Botafogo jogou seis jogos nos últimos 20 dias. As equipes disputaram dois jogos de Copa do Brasil, uma rodada de Libertadores e fizeram a terceira rodada do Brasileirão entre os dias 30 de julho e este 18 de agosto.
Ambos as comissões técnicas fizeram mudanças entre os jogos, mas a diferença de intensidade no clássico chamou a atenção. Enquanto o Botafogo repetiu o time que disputou partida na Libertadores, o Flamengo precisou fazer mudanças em função de lesões e desgaste. Mas, além da queda de desempenho natural pelas trocas, a diferença física foi o grande diferencial, principalmente na segunda etapa.
Tite e auxiliar citam parte física novamente e rebatem críticas
Em coletiva que tentou afirmar que críticas estão relacionadas com resultado, mesmo que desempenho do time seja alvo de reclamações há no mínimo três jogos, Tite e Matheus Bachi rebateram críticas e comparações dos calendários de Flamengo e Botafogo.
Enquanto o treinador do Botafogo foi claro em suas respostas e evitou dar desculpa sobre o calendário, mesmo que tenha sido eliminado da Copa do Brasil, Tite disse:
“Os aspectos físicos são levados em consideração, mas é o conjunto todo, inclusive o tático de ter que mudar e estruturar a equipe. É do conjunto da obra, sim, do que precisa melhorar e recuperar. E vou repetir, todas as situações que foram passadas antes de vir para esse jogo, quando nós vencemos. Quantas pessoas já colocaram do calendário? Eu entendo a colocação, o torcedor, que está tão chateado quanto eu”, disse Tite, antes de completar:
“Discernimento para que se tenha compreensão. Se não fica “ganhou, que beleza”. O futebol não é assim. E há sim a relação de saúde. (…) Quando nós vencemos quarta coloquei isso, então não é oportunista porque não perdemos. Tudo verdade, mas um pouco de bom senso”, finalizou o técnico do Flamengo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã