Agora de férias após a eliminação na Copa do Mundo, Arrascaeta concluiu de vez o ano extraordinário que teve com o Flamengo e individualmente. Além dos dois grandes títulos conquistados com o Rubro-Negro na temporada, ele conseguiu marcas expressivas e uma delas o fez superar ídolos de Internacional e Fluminense no Brasileirão.
Em mais uma temporada em que chegou aos dois dígitos de assistências no Brasileirão, Arrascaeta ultrapassou D’Alessandro e Conca, ídolos de Internacional e Fluminense, tornando-se então o jogador estrangeiro com mais assistências na história da competição. Ao todo o uruguaio soma 57 assistências no Campeonato Brasileiro.
Leia mais: Vidal revela qual será seu próximo passo na carreira
O feito aconteceu em julho de 2022, quando ele ultrapassou o então líder Darío Conca, que tem 53 passes para gol. Desse modo, Arrascaeta agora se isola com ao menos quatro assistências a mais que o segundo colocado. Vale lembrar, que ambos (Conca e D’Alessandro) já se aposentaram. Dos atletas em atividade, o mais próximo é Juan Cazares, que tem 23. O equatoriano, contudo, deixou o futebol brasileiro a atualmente defende o Independiente, da Argentina.
Confira o ranking dos estrangeiros com mais assistências no Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes:
- Arrascaeta (Uruguai) – 57 assistências;
- Conca (Argentina) – 53 assistêncais;
- D’Alessandro (Argentina) – 49 assistências;
- Montillo (Argentina) – 30 assistências;
- Cazares (Equador) – 23 assistências;
- Guerrero (Peru) – 22 assistências;
- Petkovic (Sérvia) – 21 assistências;
- Dátolo (Argentina) – 20 assistências.
Arrascaeta também está próximo da liderança em ranking de artilharia
Enquanto já é o estrangeiro com mais assistências na era dos pontos corridos com 20 clubes, Arrascaeta também está bem próximo de alcançar a primeira colocação na artilharia entre os jogadores nascidos fora do país. Atualmente, o uruguaio do Flamengo tem 47 gols marcados.
Nesta temporada, Arrascaeta empatou com Petkovic, outro ídolo estrangeiro do Flamengo. Em 2022, no entanto, foram apenas três gols marcados no Brasileirão. No momento, ele está a nove de Paolo Guerrero, que também atuou pelo Rubro-Negro e lidera o ranking, com 56 bolas na rede.
O Top 5 dos maiores artilheiros estrangeiros do Brasileirão com 20 clubes tem:
- Guerrero (Peru) – 56 gols;
- Arrascaeta (Uruguai) – 47 gols;
- Petkovic (Sérvia) – 47 gols;
- D’Alessandro (Argentina) – 41 gols;
- Cano (Argentina) – 40 gols;
Assim como no ranking de assistências, a maioria dos concorrentes de Arrascaeta estão aposentados. Mas Cano, que foi o artilheiro do país no ano e segue em atividade, é o mais próximo do craque uruguaio. Multicampeão e com marcas tão expressivas, Arrascaeta caminha para ser o maior estrangeiro de todos os tempos a atuar no futebol brasileiro.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã