A Conmebol escalou um personagem controverso para apitar o jogo do Flamengo contra o Palestino, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Facundo Tello tem algumas curiosidades na carreira, e uma delas é o jogo em que expulsou dez jogadores de uma final. Aconteceu em 2022, no Troféu dos Campões, entre Boca Juniors e Racing.
A partida marcava o embate entre o campeão argentino e o campeão da copa argentina, modelo parecido com o da Supercopa do Brasil. O jogo foi nervoso, e chegou na prorrogação com três expulsos, sendo dois do Boca e um do Racing. No entanto, tudo se acalorou ainda mais na prorrogação.
➕Tite adianta planejamento e Léo Ortiz pode estrear contra Palestino
O Racing fez o gol da vitória por 2 a 1 aos 13 minutos do segundo tempo extra, e Carlos Alcaraz, que fez o gol do título, provocou os torcedores do Boca. Isso causou uma grande confusão generalizada dentro de campo, e ao todo, mais sete atletas foram expulsos. No geral, foram sete expulsões do Boca Juniors e três do Racing.
Polêmica na Copa do Mundo 2022
No mesmo ano, ao final da temporada, no Catar, Facu Tello também ficou marcado por um jogo de Portugal na Copa do Mundo. O jogo foi pelas quartas de final, contra Marrocos, e os azarões levaram a melhor vencendo por 1 a 0.
Os portugueses reclamam da forma como o argentino conduziu o jogo em seu primeiro Mundial. Para os estrangeiros, o árbitro hermano picotava muito a partida e era permissivo com a cera do goleiro adversário. Pepe, ao deixar o campo, não deixou de criticar a arbitragem.
“Não digo que ele veio condicionado para cá, mas o que jogamos na segunda etapa? Jogamos nada. O goleiro deles sempre parando e ele deu só oito minutos de desconto. Nós trabalhamos muito sério. Não jogamos nada na segunda etapa. A única equipe que queria jogar futebol era nós de Portugal. O que podemos fazer? Estamos tristes, tínhamos qualidade para ganhar o Mundial. Infelizmente, não conseguimos”, diz Pepe, antes de ser ainda mais firme: “Não é ansiedade. É raiva. Porque não deixaram a gente jogar no segundo tempo”.
Bruno Fernandes também reclamou de um pênalti não dado para Portugal e sentiu falta de árbitros europeus: “Isso é minimamente estranho, porque temos árbitros que apitam Liga dos Campeões, e se têm qualidade e nível para apitar Liga dos Campeões também têm para estar aqui. E esses árbitros não apitam Liga dos Campeões, não estão habituados a esse nível de jogo”.
Facundo Tello já apitou jogos de Flamengo e Palestino
O árbitro já apitou um jogo de cada time desta noite. Apesar da má fama, o argentino foi quem esteve a frente da arbitragem de uma boa vitória do Flamengo, no Maracanã. Contra o Barcelona de Guayaquil, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0 na fase de grupos de 2020.
Na partida em questão, Gustavo Henrique e Gabigol fizeram os gols da primeira etapa. No segundo tempo, Bruno Henrique fechou o caixão da equipe equatoriana.
Para os supersticiosos, a notícia também é boa quando olhamos para o jogo do Palestino apitado por Facundo Tello. O clube chileno perdeu para o Guarani-PAR jogando dentro de casa, na pré-Libertadores 2020.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã