Após a demissão de Felippe Facincani, a ESPN decidiu dispensar mais um comentarista polêmico. Assim, Fábio Sormani deixa os canais Disney após denúncia de homofobia. O jornalista teria feito um comentário homofóbico, incomodando um jornalista gay da redação. Com testemunhas, o caso foi levado ao compliance da empresa e investigado, culminando na demissão do profissional que muitas vezes criticou o Flamengo.
O contrato de Sormani se encerraria no fim do ano e a empresa não renovaria. Mas com o caso de homofobia acontecendo, a ESPN optou pelo desligamento do profissional, que assim como Facincani, fazia parte da Fox Sports antes da unificação com a ESPN.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Relembre polêmicas de Sormani com o Flamengo
Uma das polêmicas mais recentes foi com a bicicleta do Rony. Para Sormani, o golaço de Pedro contra o Athletico, na Copa do Brasil, foi uma puxeta e não uma bicicleta.
“É uma bicicleta. Igual ao gol que ele (Rony) fez na Libertadores. É muito semelhante. Ele tem essa facilidade. Ele está longe do gol e o chute precisa ser forte. Ao contrário da puxeta do Pedro, que muitos acham que foi bicicleta”, alfineta.
Sormani vai além e, após dois gols de bicicleta do Rony, do Palmeiras, o jornalista diz que a disputa está 2 a 0 para o jogador palmeirense, mas avisa Pedro que sua intenção é brigar com a torcida do Flamengo, não escondendo sua raiva dos torcedores flamenguistas.
“Rony 2 x 0 Pedro. Pedro, nada contra você. Nada! Eu acho você muito bom jogador. Eu te levaria para Copa do Mundo. Minha brincadeira é com a torcida do Flamengo. Não é com você não! Torcedor do Flamengo: Rony 2 x 0 Pedro. Só para lembrar”, explica.
O comentarista e a implicância com Arrascaeta
Uma de suas polêmicas mais conhecidas envolve a chegada de Arrascaeta ao Flamengo. O jornalista não concordava com o valor pago pelo jogador e entendeu o negócio como melhor para o Cruzeiro, que ficaria com todo aquele dinheiro: ”60kg de alcatra limpinho”, ironizava.
Mais recentemente, o jornalista afirmava que o uruguaio ‘não é isso tudo’.
“Se você for no Rio de Janeiro e falar que o Arrascaeta é o melhor jogador do planeta, o torcedor vai achar que é verdade. Eu acho que o Arrascaeta é muito bom, mas não é o jogador que a torcida do Flamengo acha que ele é. Ele não se firmou até agora nem na seleção do Uruguai, pode ser que ele venha a ser, é claro, mas analiso o momento. Ele tem potencial para jogar mais? Não sei. Nunca despertou, por exemplo, o interesse de um time europeu. Nem da periferia da Europa ele arranca suspiro. Será que ele é tudo isso que a gente acha? Acho ele muito bom, mas é o mundo flamenguista que acha ele isso tudo. Ele não é”, opinou.
‘São Paulo é maior do que o Flamengo’, afirma o jornalista
Em 2022, com o confronto entre Flamengo e São Paulo na Copa do Brasil, apesar de Sormani concordar que o Mais Querido tinha o melhor time, puxou o fator histórico para tentar argumentar que o clube paulista é maior que o Rubro-Negro.
“A história do São Paulo é maior que a do Flamengo. O patrimônio do Tricolor é maior. Mas hoje, em 2022, o Flamengo é muito mais time que o São Paulo. São Paulo pode eliminar o Flamengo? Pode, mas seria uma zebra para mim”, explicou.