O Flamengo tem mais um reforço para a temporada. Além de Luiz Araújo e Agustín Rossi, o Mais Querido fechou a contratação de Allan, volante que estava no Atlético-MG. O jogador é velho conhecido de Jorge Sampaoli, e dessa forma, desempenhará um papel fundamental no jogo do Flamengo, influenciando até mesmo, a posição de Ayrton Lucas.
Estrela Bet 4.9 de 5 |
|
A análise feita por Raphael Rabello, no canal Falando de Tática, indica que Allan terá uma função importante na construção de jogadas do Flamengo. De acordo com o analista, o Rubro-Negro seguirá jogando no 4-2-3-1, e o volante assumirá a vaga de Thiago Maia, que não encontrou sua solidez ainda nesta temporada. Com Allan, uma mudança estrutural deve acontecer ainda na construção, partindo do goleiro rubro-negro.
Leia mais: A partida em que Allan recebeu sua maior nota pelo Atlético-MG
Isso porque, o Fla costuma iniciar sua jogada com uma linha de três, geralmente com Léo Pereira, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas. Mas com a chegada do volante, a tendência é que Allan assuma o lugar de Ayrton Lucas na saída de três, pela facilidade maior do jogador em lidar com essa situação.
“O Allan é um cara que se sente muito confortável construindo no meio dos dois zagueiros. A gente vai vê ele compondo essa saída de três, olhando o jogo de frente. Ele prefere ver o jogo de frente e se sente mais confortável”, explica Raphael Rabello.
O analista destaca ainda que Jorge Sampaoli já utilizou essa estratégia no Atlético-MG, clube que comandou em 2020 e 2021. Sendo assim, com essa mudança, Ayrton Lucas tem a possibilidade de adiantar seu posicionamento na construção da jogada. Rabello frisa que o lateral vai ser potencializado com Allan no time, visto que Ayrton ficará mais próximo da zona de ataque, no último terço do campo.
Relação de Allan com Pulgar no meio-campo do Flamengo
Em seguida, o analista comenta sobre como será a dupla Allan e Pulgar no meio-campo do Flamengo. O novo volante rubro-negro irá acionar muitas vezes o chileno, que terá então a função de pivô. Depois de concluir a saída de bola, mais uma mudança acontece: Allan assume o posto de Pulgar na volância, possibilitando assim que o camisa 5 participe da triangulação pelo lado esquerdo.
“Quando o time tiver em zona de transição, o Pulgar se adianta um pouco mais que o Allan e o Allan será esse cara da base. Ele funciona bem como esse cara, porquê ele vai distribuir esse jogo e tem essa capacidade. Aí o Ayrton Lucas já vai estar em amplitude, e pode ultrapassar, podendo trocar com o Gerson algumas vezes. Mas sinto que o Ayrton Lucas com a chegada do Allan, vai estar mais confortável pra estar mais avançado no campo de jogo”, disse.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã