Cresce cada vez mais a possibilidade do português Carlos Carvalhal ser contratado para ser o novo técnico do Flamengo. De acordo com o jornal O Globo, o atual treinador do Braga irá conversar com a diretoria do clube europeu no intuito de conseguir uma liberação imediata, já que seu contrato se encerra em meados de 2022.
A tendência é que com a confirmação da reeleição de Rodolfo Landim na eleição deste sábado na Gávea (04), Marcos Braz e Bruno Spindel em conjunto com o agente Bruno Macedo, embarquem rumo à Portugal para oficializar uma oferta para o treinador. Que desta vez, está inclinado a aceitar o convite.
Durante o programa Zona Rubro-Negra, no Youtube, na noite da última quinta-feira (02), o analista tático Bruno Pet que tem frequentes participações na Fla TV, aprovou o nome de Carvalhal para o Mais Querido.
”Eu vejo o Carvalhal um pouco mais próximo das características dos jogadores do Flamengo. É um cara que marca por zona e não abre mão disso. Então a gente provavelmente vai ver de novo aquela questão da linha alta, jogando mais em cima. Com bola coberta e descoberta, então tem aquelas regras de ação: ‘Ah, a bola está coberta, então a linha sobe’, ‘A bola está descoberta, então a linha baixa’. Um cara que gosta de pressionar mais alto em determinados momentos”.
Em outro trecho, Pet acrescentou que um dos pontos fortes do português de 55 anos é a variação tática.
”O Carvalhal se adapta muito aos elencos dele. Inclusive tem várias entrevistas dele que ele fala isso, que não tem uma formação preferida. No Sporting usava o 4-4-2 losango, aquele na década de 90 no Brasil quase todo mundo jogava assim. No Sheffield Wednesday, onde trabalhou na segunda divisão da Inglaterra, atuava no 4-4-2 em linha. Atualmente no Braga, utiliza com frequência o 4-3-3. Na época do Swansea, pela Premier League, já atuou com três zagueiros com uma linha de cinco atrás. Então é um cara que se adapta ao que os jogadores de seu atual elenco irá dar a ele”.
Leia também: Ex-companheiro de Vidal revela quando o astro poderá jogar no Flamengo
Conheça detalhes sobre a carreira de Carvalhal, alvo do Flamengo
Carvalhal tem características que batem com Jorge Jesus. Adota um futebol agressivo, com a ‘cara do clube’, e ainda gosta de trabalhar com jovens oriundos das categorias de base.
No decorrer de seus 22 anos de carreira, Carlos atingiu um feito importante logo no início de sua trajetória como técnico. Comandando o Leixões, da terceira divisão de Portugal em 2002, levou a equipe para a final da Taça de Portugal, conseguindo assim uma vaga para a Taça Uefa.
Pelo Vitória de Setubal obteve sua maior conquista, sendo campeão da Taça da Liga na temporada 2007/2008. A campanha o fez ser contratado pelo Braga, e logo após ser transferido para o Sporting, onde terminou o campeonato português de 2011 na quarta colocação, mas não seguiu no clube, acertando assim com o Besiktas, da Turquia.
Além da experiência em seu país e na Turquia, o profissional pode vir para o Flamengo com a chancela de ter trabalhado na Premier League. Primeiro, Carvalhal dirigiu o Sheffield Wednesday, da Segunda Divisão, onde chegou, por duas vezes, ao mata-mata de acesso à Premier League. Mesmo não tendo conseguido subir de divisão, deixou o clube com uma boa reputação. Tanto é que foi eleito pelos torcedores do Sheffield o melhor técnico do clube na década.
Pelo Swansea, foi onde Carlos Carvalhal subiu do ”céu ao inferno”. O português assumiu a equipe inglesa na lanterna da Premier League, faltando 18 jogos para o fim da competição. Sendo comandado pelo técnico, o Swansea venceu cinco dos seus primeiros nove jogos, saindo assim da zona de rebaixamento. Quando tudo parecia bem, a equipe voltou a se perder, sofrendo cinco derrotas consecutivas e caindo para a Segunda Divisão, com apenas 33 pontos. Após ser demitido, assumiu o Rio Ave, levando o clube pela primeira vez a uma UEFA Europa League. Atualmente, é treinador do Braga novamente.