Alan Patrick, que jogou no Flamengo em 2016 a atualmente defende o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, está sendo impactado pelas consequências dos ataques russos ao país. Nesse sentido, o atleta, que deixou o Mengão muito querido pelos torcedores, publicou um vídeo pedindo a ajuda do governo brasileiro para deixar a Ucrânia.
LEIA MAIS: Flamengo bate o Burgos e é bicampeão mundial de basquete
Além de Alan Patrickm no vídeo, aparecem jogadores brasileiros do Shakhtar e do Dínamo, assim como suas famílias. Nas imagens os atletas imploram por ajuda e explicam a situação no país, de onde não conseguem sair.
“Fala, galera. Estamos todos reunidos aqui, jogadores do Dínamo, do Shakhtar, com as nossas famílias. E a gente tá hospedado aqui no hotel devido toda a situação. Estamos aqui pedindo a ajuda de vocês, para todos que virem esse vídeo, devido a falta de combustível na cidade. Fronteira fechada, espaço aéreo fechado, então não tem como sair. A gente pede muito o apoio do governo do Brasil, que possa nos ajudar. E espero que vocês possam nos ajudar ao promover esse vídeo, alcançar o máximo de pessoas possíveis”, clamam os jogadores.
Alan Patrick, no entanto, não está na Ucrânia. O jogador foi “salvo” de presenciar a guerra por conta de uma cirurgia na hérnia, que o atleta foi fazer na Alemanha, na última terça-feira (22). Com a invasão russa, o jogador veio direto para o Brasil e apenas compartilhou o vídeo para ajudar os colegas que ficaram presos no país.
Famílias de jogadores também correm perigo
Além disso, mulheres e crianças aparecem no vídeo, também clamando por socorro. Uma delas chega a dizer que não sabe se terá comida para todos por muito tempo onde estão hospedados.
“Nós mulheres estamos com nossos filhos, crianças, e estamos nos sentindo um pouco abandonados porque a gente realmente não tem e não sabe o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil. A gente faz um apelo a vocês, até por causa das crianças. Cada um saiu da sua casa correndo para vir para o hotel, pegou uma peça de roupa. Não sabemos se vai ter comida, como que vai ser. Então a gente queria muito pedir ajuda para tentar resolver a nossa situação”, completou.
Veja o vídeo no perfil oficial de Alan Patrick:
Os ataques russos a território da Ucrânia
Durante o dia (madrugada no Brasil), a Rússia começou a invadir e atacar o território da Ucrânia. Os russos invadem o país por terra, mar e ar. As explosões estão sendo frequentes no país, que vive verdadeira guerra e caos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que quem tentar interferir na incursão russa e atrapalhar sua operação militar, também sairá prejudicado.
“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, disse Putin.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o mundo “responsabilizará a Rússia” e criticou a saída de Putin de optar pela guerra, que vai deixar inocentes. Além disso, o presidente prometeu resposta em guerra aos russos junto de aliados.
“O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”, exclamou, por fim. Biden.