O Flamengo entra em campo neste sábado, às 12h30, no estádio Ibn Batouta, querendo evitar um vexame ainda maior no Mundial de Clubes da FIFA 2022. Após perder a semifinal para o Al Hilal por 3 a 2, o Rubro-Negro pode ver uma crise explodir em caso de derrota para o Al Ahly.
Ao contrário do que muitos torcedores e até jornalistas vem dizendo, o Al Ahly não é um clube qualquer. Com dez taças da Liga de Campeões da África, o clube egípcio é de longe o mais vencedor no continente. No seu país de origem, o Al Ahly não tem competição, pois domina o cenário com 42 títulos da Liga e 37 taças da copa nacional.
Leia Mais: Mundial de Clubes: FIFA define uniformes de Flamengo e Al Ahly
O Al Ahly entra em campo no sábado (11) buscando o terceiro lugar do Mundial de Clubes pela quarta vez, mas a terceira vez seguida. Em 2020, os egípcios bateram o Palmeiras, mas também em 2021 eles venceram o Al Hilal.
Flamengo vale dois Al Ahly
Quando se olha as finanças dos dois clubes, percebe-se que o Flamengo está à frente do rival do Egito. Com orçamento estimado de R$ 1,2 bilhão, o Rubro-negro é o clube mais poderoso da América do Sul, mas também vale duas vezes o que o Al Ahly arrecadou em 2022.
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, o time egípcio contou com um orçamento de R$660 milhões em 2021. O clube tem como principais fontes de arrecadação patrocínios, direitos de TV e arrecadação com bilheteria. O Al Ahly garante que tem entre 35 e 40 milhões de torcedores, mas também 30 mil sócios.
Se no orçamento geral, a diferença é de dois para um a favor do Flamengo, quando se trata de valor de mercado dos jogadores, o Rubro-Negro leva ampla vantagem. De acordo com o site Transfermarkt, o valor do elenco do clube egípcio é de 29,75 milhões de Euros.
O Flamengo, por sua vez, tem valor de mercado de 161,7 milhões de Euros. Ou seja, o elenco rubro-negro vale cinco vezes mais do que o do seu adversário neste sábado (11). Como fator de comparação, o Al Hilal, que bateu o Flamengo na terça-feira (7), tem valor de mercado de 39,6 milhões de Euros.