Flamengo e Vélez Sarsfield começam a decidir uma vaga na grande final da Libertadores na próxima quarta-feira (31). A primeira partida da semifinal será realizada no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, às 21h30 (horário de Brasília), e todos os ingressos já foram vendidos. No entanto, a diretoria do clube argentino perdeu a primeira batalha fora de campo.
Isso porque a Unidade Disciplinar da Conmebol negou recurso do Vélez que tentava reverter a punição sofrida pelo clube. Um dos setores do José Amalfitani, o “Platea Sur Alta” continuará interditado e não poderá receber público na partida contra o Flamengo. Dirigentes do Vélez tentaram pressionar a Conmebol, mas não conseguiram.
Leia mais: Vélez x Flamengo: horário, onde assistir e provável escalação
O Estádio José Amalfitani tem capacidade total de até 49 mil torcedores, mas perderá o espaço que comporta até 6.072 no setor interditado. A punição ao Vélez Sarsfield foi aplicada por conta das confusões que aconteceram nas quartas de final da Libertadores contra o Talleres, no dia 3 de agosto.
A punição foi aplicada por conta das brigas que aconteceram nas arquibancadas do estádio. Na ocasião, a torcida do Vélez invadiu o setor onde estavam os adeptos do Talleres, e agrediram até mesmo familiares e amigos de jogadores do adversário, que também estavam presentes.
Punição da AFA ao Vélez. Flamengo terá poucos torcedores na Argentina
Mas antes da punição da Conmebol, a Federação Argentina já havia punido o Vélez pelas confusões contra o Talleres:
“Depois dos incidentes com a torcida do Talleres de Córdoba, o Comitê de Segurança do Futebol, em uma reunião extraordinária com o voto unânime de todos os seus membros executivos, ordenou que o Club Atlético Vélez Sarsfield jogue à porta fechada até se adaptar a diferentes questões que tornam a segurança dos jogos. Modificações de infraestrutura, tecnologia, um novo planejamento operacional de segurança e protocolos de segurança privada são necessários”.
Para o jogo entre Vélez e Flamengo, a torcida Rubro-Negra teve direito há 4 mil ingressos, no entanto, apenas cerca de 1.5 mil estão vendidos até o momento. Torcedores reclamam da falta de apoio da diretoria do Flamengo. A diretoria do Vélez, por exemplo, disponibilizou e facilitou o acesso há três aviões fretados pelo clube para torcedores. Os argentinos irão em grande número ao Rio de Janeiro.