Adversário do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores, o Tolima vive ótima fase. Na noite desta quinta-feira (16), o time colombiano bateu o Envigado por 1 a 0 e garantiu vaga na grande decisão do Apertura contra o Atlético Nacional. As finais na Colômbia acontecem dias 22 e 26 de junho. Já o primeiro jogo contra o Mengão, dia 29 deste mês, em Ibagué.
Sonhando em conquistar o bicampeonato em sequência, o Vinotinto soma apenas uma derrota nos últimos 16 jogos. Na Libertadores, terminou a fase de grupos empatado em 11 pontos com o Atlético-MG, ficando na segunda colocação e deixando pra trás Independiente Del Valle e América-MG.
Leia Mais: Após investidas do Flamengo, Thiago Mendes define seu futuro
Nesta edição da maior competição das Américas, o Tolima perdeu apenas na estreia, em casa para o Atlético-MG. Depois somou dois empates e três vitórias, a última justamente na revanche contra o alvinegro no Mineirão. Marcado como o clube que eliminou o Corinthians de Ronaldo, na fase de pré-Libertadores de 2011, o clube de Ibagué encerrou a série invicta do Atlético-MG, que não perdia há 18 jogos na competição sul-americana.
Desde a eliminação do Corinthians, o Tolima sumiu do mapa sul-americano e só conquistou seu segundo campeonato colombiano em 2018. O tri veio no ano passado, com a base do time que o Flamengo vai enfrentar nas oitavas de final, e que impôs dificuldades ao Atlético-MG. Os dois últimos títulos nacionais do Tolima se deram após a equipe aderir ao formato de clube-empresa, passando a ser denominada como Tolima Fútbol Club S.A. nos negócios.
A partir de então a equipe é comandada pelo ex-goleiro Hernán Torres, desde 2020. Ele já havia iniciado a carreira no clube entre 2007 e 2011. Nascido na capital do estado de Tolima, Ibagué, Torres atuou por oito anos com a camisa “vinotinta y oro”.
Taticamente, o Tolima aposta em jogadas pelos lados e é um time vertical. O principal jogador é Jeison Steven Lucumí. Destaque também para os meia-atacantes Cataño, Plata, Ibargüen, Orozco e Miranda. E dos atacantes grandalhões Rangel e Caicedo, que abusam da força física para fazer o pivô e aproveitar as jogadas aéreas e pelos lados. A defesa, por outro lado, é vulnerável. O goleiro era do elenco da LDU que venceu o Fluminense na final de 2008, Alexander Dominguéz.
Contra brasileiros, o Vinotinto tem bom retrospecto jogando em casa. Nos oito jogos que fez em casa diante de equipes do Brasil, o Tolima venceu cinco, empatou dois e perdeu um, contra o Red Bull Bragantino, pela Copa Sulamericana de 2021.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã