Neste domingo (26), o Flamengo encara um recente adversário pelo Brasileirão Feminino. O duelo, que acontece às 15h, coloca o Ceará mais uma vez no caminho do Rubro-Negro. No último confronto, o Mais Querido foi feliz e arrancou uma goleada de 10 a 0 contra as cearenses, em jogo válido pelas quartas da Supercopa Feminina. Sendo assim, a expectativa para o jogo de domingo é de mais uma vitória elástica do favorito Flamengo.
Isso porque, após o duro placar sofrido na Supercopa, no dia 5 de fevereiro, o Ceará pouco mudou. Com apenas 4 jogos no Brasileirão, o alvinegro já é lanterna do torneio. Sem pontuar até aqui, o time nordestino não balançou as redes em nenhum dos jogos, além de ter a defesa mais frágil da competição: 29 gols sofridos.
Leia mais: Flamengo goleia o Botafogo-PB pelo Brasileirão Feminino Sub-20
Contudo, a péssima campanha do adversário Rubro-Negro tem explicação. Com a queda do elenco masculino do Ceará para a Série B, a diretoria realizou um grande desmonte da equipe feminina, tentando assim, cortar gastos do clube. O resultado disso: um trabalho, que se encaminhava para o sucesso, indo por água a baixo.
De campeão para “saco de pancadas”
Na trajetória da última temporada, o Ceará terminou o ano em grande estilo, sendo campeão do Brasileirão A2. Além do título, as meninas conquistaram o tão sonhado acesso à elite do futebol feminino. No entanto, paralelamente, a equipe masculina do Ceará ia de mal a pior, até ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
A dualidade do Ceará, no masculino e no feminino, fez a diretoria tomar uma decisão drástica. Dessa forma, com necessidade de reduzir custos, o time nordestino optou por “desmembrar” a equipe feminina, resultando em demissões em massa no elenco e na comissão técnica.
Além do técnico recém-campeão, a diretoria alvinegra também rescindiu diversos contratos. Sem tempo para formar um time competitivo, o elenco feminino entrou em campo na temporada de 2023 e sofreu com derrotas vexatórias, como a do Flamengo, por 10 a 0. No confronto com o Rubro-Negro, o Ceará tinha meninas de 14 anos em campo, mesmo em uma competição profissional.
O descaso virou motivo de revolta na internet. A jogadora Cristiane Rozeira, que atua pelo Santos, lamentou fase do alvinegro e criticou a atitude do clube:
“Triste pelas meninas. Isso não agrega em nada na modalidade. Falta de respeito do clube com as meninas que sonham com o melhor”, disse.
Flamengo encaminha bons resultados na temporada e mira na liderança do Brasileirão
Em contramão ao momento do próximo adversário, o Mais Querido encaminha bons resultados até aqui. Com investimentos e contratações em 2023, o Flamengo chegou na final da Supercopa Feminina e está em 3ª lugar do Brasileirão.
Empatadas com os mesmos 9 pontos que a Ferroviária, as Meninas da Gávea têm a chance de criar vantagem na tabela, e se aproximar do atual líder Corinthians, com 12 pontos. Mas para isso, o Mengo precisa confirmar favoritismo no próximo jogo, contra um Ceará fragilizado. O reencontro entre as equipes acontece neste domingo (26), às 15h, no estádio Domingão, em Fortaleza (CE).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã