Adversário do Flamengo na semifinal da Copa Sul-Americana, o Junior Barranquilla bateu o Indepediente Medellín na última quarta-feira (08) e faturou a Copa da Colômbia pela segunda vez na sua história, garantindo vaga direta para a fase de grupos da Libertadores da América. Clube vive ótima fase e também pode faturar o Clausura 2017.
Na Copa nacional foram 14 jogos e apenas uma derrota, ainda na fase de grupos, na qual conquistou 13 dos 18 pontos possíveis. Nas oitavas conseguiu duas ótimas vitórias contra o Once Caldas e seguiu na competição eliminando o Millionarios, nas quartas, e o Patriotas, na semifinal.
Na decisão enfrentou o Indepediente Medellín, que se classificou nos pênaltis em todas as fases anteriores. Após o empate no jogo de ida por 1 a 1, o Junior Barranquilla conquistou o título diante de sua torcida, vencendo por 2 a 0. Jarlan Barrera é um dos artilheiros da competição, com 4 gols, sendo decisivo pra equipe, marcando nas duas partidas da final.
Com a vaga da Libertadores assegurada, a equipe colombiana segue forte na temporada, ainda na disputa de duas competições. Os Tiburones estão na terceira colocação da segunda fase do campeonato nacional, com três pontos a menos que o líder, mas com dois jogos para jogar. O campeão desta fase se classifica para a final do Campeonato Colombiano, contra o Atlético Nacional que conquistou a primeira fase.
Após a conquista da Copa, a pressão da torcida para a conquista da Sul-Americana diminuiu, um fator que pode auxiliar o Flamengo na disputa. O jogo de ida será no dia 23 de novembro, uma quinta-feira, às 21h45, no Maracanã, enquanto a partida de volta ocorrerá no dia 30, às 22h15 na Colômbia.
*Imagem destaque: Divulgação/Junior Barranquilla